sexta-feira, julho 27, 2007

Procter & Gamble lidera investimento publicitário

Em Junho de 2007, os anunciantes portugueses colocaram 2,4 milhões de inserções publicitárias nos cinco principais meios above the line (televisão, rádio, imprensa, cinema e outdoor). Este valor é o mais baixo dos últimos 12 meses.

A Procter & Ganble foi, pela primeira vez este ano, o maior investidor do mês, com um share of voice de 3.6% face ao total do mercado publicitário e de 9.2% face ao total dos 20 maiores anunciantes do mês. A Unilever-JM desceu para o segundo lugar da tabela de maiores anunciantes, com um share of voice de 3.5% face ao total do mercado publicitário e de 8.9% face ao total dos 20 mais. A Central de Cervejas subiu à terceira posição, com 2.9% do total e 7.5% dos 20 maiores anunciantes de Maio. No seu conjunto, os 20 maiores anunciantes colocaram 39.1% do valor publicitário registado em Junho de 2007, em preços de tabela, uma quota superior à verificada nos meses transactos. Entre os 20 maiores investidores publicitários, encontramos 10 da área do grande consumo, 5 da área das telecomunicações, 2 da área financeira, e 3 de outros sectores.

Os maiores investidores privilegiaram, mais do que a média, a televisão - para onde canalizaram 85.9% dos seus budgets. Para o outdoor, dirigiram 5.6%, à imprensa atribuíram 5.4%, à rádio, 2.1% e ao cinema 1.0%. Entre Janeiro e Junho de 2007, a maior fatia do investido, a preços de tabela, foi dirigida à televisão, com 69.4%. A imprensa captou 19.2% dos montantes totais, cabendo 11.4% aos restantes meios analisados.

Fonte: Marktet, Julho de 2007

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