terça-feira, novembro 27, 2007

TAP já recebeu nova "bomba"



A TAP dá ontem início ao programa de renovação da sua frota de longo-curso, com a recepção do primeiro avião Airbus 330-200, CS – TOF, “Infante D. Henrique”. Com chegada a Lisboa no final do dia, esta é a primeira de uma família de modernas e eficientes aeronaves, de fabrico Airbus, a integrar a frota da Companhia, com entrada imediata em operação, já amanhã, dia 11 de Março de 2006. Esta aquisição constitui o primeiro passo concreto da TAP no âmbito do programa de renovação da sua frota de longo curso, actualmente composta por equipamentos A.310 e A.340, anunciado em 21 de Novembro de 2005, em Toulouse e que ficará concluído em meados da próxima década, altura em que a TAP passará a dispor somente de aviões A.350. O novo A.330 é um avião birreactor , equipado com motores Pratt & Whitney, que operará, prioritariamente, nas linhas do Brasil, E.U.A. e África.
Esta primeira unidade vem substituir um A.310, entretanto retirado de operação no termo do seu contrato de aluguer, estando ainda prevista a chegada de mais duas unidades: uma no final deste mês e outra em fins de Abril próximo.
A sua entrada ao serviço possibilitará à TAP reforçar consideravelmente a sua frota de longo curso, permitindo-lhe assim corresponder ao crescimento da procura, consolidando a sua presença em mercados-chave, nos quais tem, nos últimos anos, aumentado progressivamente a sua operação, com índices médios de ocupação bastante elevados. Em simultâneo, a TAP beneficiará, de imediato, de significativos ganhos de eficiência, com uma apreciável poupança no consumo de combustível e grande flexibilidade de utilizaçãp, designadamente, ao nível de tripulações e manutenção.
Principais características do A.330-200
Comprimento (m) – 58,992
Envergadura (m) – 60,304
Altura (m) – 17,880
Velocidade de cruzeiro (km/h) – 920
Altitude de cruzeiro (m) – 12.000
Raio de acção (Km) – 12.000
Capacidade combustível (l) – 139.090
Motores – Pratt & Whitney (2), modelo 4168A com potência individual de 68.000 lbs. de impulso (fonte: TAP)

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