terça-feira, janeiro 29, 2008

Documento: "AXA Barómetro Reforma"

O documento "AXA Barómetro Reforma - Nova dinâmica" é um documento que deve ser analisado e guardado. Dele constam, os resultados para Portugal (4.ª vaga - 2007-2008) e as suas conclusões apontam:
􀀹 Providenciar as pensões é sobretudo uma tarefa que cabe ao Estado, mas também aos indivíduos e aos empregadores. A ideia da responsabilidade individual não colhe tantos adeptos na Europa do Sul como no Norte da Europa, mas parece estar a ganhar terreno em Portugal.
􀀹 Parte da população activa parece estar a desenvolver sérios esforços financeiros para a sua reforma: poupam mais do que os reformados poupavam no seu tempo, e o valor médio poupado por mês é superior a países como França e Bélgica.
􀀹 A opinião divide-se quanto à viabilidade de uma reformulação dos sistemas de reforma nos próximos anos. Os portugueses seriam favoráveis a um sistema de reforma comum à EU. São, aliás, os principais apoiantes.
􀂉 Os portugueses demonstram uma grande preocupação face às consequências do aquecimento global.
􀀹 Entre os países estudados, Portugal demonstra ser um dos mais cientes das graves consequências do aquecimento global para as gerações futuras e dispostos a ajudar a evitar mais desastres climáticos.
􀀹 Mas, não acham que Portugal seja particularmente responsável por este problema e, consequentemente, é dos países que menos contribui para a sua resolução. Resultado: o impacto de Portugal é o mais neutro dos países em estudo.
O link para consultar e guardar este documento que me parece útil é este.

Sem comentários: