quinta-feira, março 27, 2008

As 250 maiores empresas mundiais de produtos de consumo atingem vendas superiores a 2,65 mil milhões de dólares

Revela a Deloitte que "o volume total de vendas das 250 maiores empresas mundiais de produtos de consumo ultrapassou os 2,65 mil milhões de dólares no exercício de 2006, segundo o novo relatório da Deloitte Global Powers of Consumer Products Industry. De acordo com o referido estudo, as vendas registaram um aumento homólogo de 8,4%, embora 16% das empresas tenham registado uma diminuição das vendas. Mais de um quarto (28%) do volume total de vendas concentrou-se nas 10 maiores empresas, que atingiram um total de 751 mil milhões de dólares. Estas empresas registaram um crescimento ligeiramente superior à média, com 8,6%, tendo sido particularmente eficazes na transformação das vendas em lucros. As 10 maiores empresas tiveram uma margem de lucro média de 7,4%, acima dos 6% que o grupo obteve no seu todo. A lista é dominada por empresas americanas, quer em número quer em dimensão. Há 94 empresas norte-americanas no Top das 250, com vendas médias de 11 mil milhões de dólares, a média mais elevada entre as diversas regiões do globo. No entanto, foram também estas as empresas com menor ritmo de crescimento (7,4%). As empresas africanas e do Médio Oriente foram as que mais cresceram, com 14,3%, seguidas pelas da Ásia Pacífico (8,9%), Europa (8,8%) e América Latina (8,5%). Segundo o Dr. Ira Kalish, Director de Consumer Business Research da Deloitte, “As empresas americanas estão a operar num mercado maduro, ao passo que as empresas dos mercados emergentes estão a crescer rapidamente a partir de uma base menor”.

Sem comentários: