quinta-feira, março 27, 2008

Continente sobe à liderança da tabela publicitária

Em Fevereiro de 2008, os anunciantes portugueses colocaram 2,2 milhões de inserções publicitárias nos cinco principais meios above the line (televisão, rádio, imprensa, cinema e outdoor). Este valor esteve 0.1% acima do mês precedente. É de salientar que o período de recolha da informação relativa a Fevereiro de 2008 não está ainda concluído para todos os meios (ver nota da situação verificada Fevereiro).


O Modelo Continente Hipermercados subiu à liderança da tabela dos maiores investidores em publicidade, com um share of voice de 4.3% face ao total do mercado publicitário e de 11.0% relativamente ao total dos 20 maiores anunciantes do mês. A Procter & Gamble sobe ao segundo lugar, com um share of voice de 3.1% face ao total do mercado publicitário e de 8.0% face ao total dos 20 mais. A Unilever-JM mantém-se sobe à terceira posição, com 2.9% do total e 7.4% dos 20 maiores anunciantes de Janeiro.


No seu conjunto, os 20 maiores anunciantes colocaram 39.1% do valor publicitário registado em Fevereiro de 2008, em preços de tabela. Entre os 20 maiores investidores publicitários, encontramos 7 empresas da área do grande consumo, 5 das telecomunicações, 3 do sector financeiro, 2 da área automóvel, 2 da distribuição e 1 de outros sectores. Os maiores investidores privilegiaram, mais do que a média, a televisão - para onde canalizaram 87.2% dos seus budgets. Para a imprensa, dirigiram 5.1%, ao outdoor atribuíram 4.9%, à rádio, 2.4% e ao cinema 0.4%. De Janeiro a Fevereiro de 2008, a maior fatia do investido, a preços de tabela, foi dirigida à televisão, com 74.3%. A imprensa captou 15.6% dos montantes totais, cabendo 10.0% aos restantes meios analisados pela MediaMonitor.


Esta análise foi realizada com recurso ao software MMW/Admonitor da MediaMonitor, para o período compreendido entre 1 e 29 de Fevereiro de 2008 (fonte: Marktest, Março de 2008)

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