sexta-feira, maio 30, 2008

Portugueses menos tempo em sites de TV

Em Abril de 2008, 1 072 mil residentes no Continente com 4 e mais anos acederam a sites de televisão a partir de casa, um valor 4.3% abaixo do registado no mês precedente e 12.5% abaixo do verificado no mês homólogo do ano anterior. Em Abril, a média diária de visitantes destes sites cifrou-se nos 143 mil, menos 2.1% do que em Março e menos 9.5% do que o observado no mesmo mês do ano precedente. Neste período, foram visitadas 22 milhões de páginas de sites de televisões, uma média de 21 por utilizador. Em páginas visualizadas, observou-se uma quebra de 4.5% face ao mês anterior e de 13.2% face a Abril de 2007.
O tempo total de navegação nestes sites aproximou-se de 384 mil horas, uma média de 12 797 horas por dia e de 21 minutos por utilizador. O tempo total de navegação esteve 29.2% abaixo do observado no mês precedente e 9.2% abaixo do registado em Abril de 2007. A RTP online foi o canal de televisão português mais visitado a partir do lar, com 442 mil utilizadores únicos em Abril. A SIC online obteve 328 mil utilizadores únicos e a TVI online 187 mil. No total, estes sites foram visitados por 645 mil utilizadores únicos, um valor 14.9% abaixo do registado no mês anterior. Em termos de número de visitantes, em Abril observou-se um decréscimo relativamente a Março em todos os sites de TV nacionais: a SIC baixou 20.4%, a TVI 8.3% e a RTP 7.9%.

A RTP online também mantém a liderança em páginas visitadas, com 2 983 mil em Abril, seguida da SIC online, que obteve 2 169 mil páginas visualizadas e da TVI, com 1 843 mil. No total, estes sites tiveram cerca de 7 milhões de páginas visitadas, menos 29.4% do que no mês anterior. A TVI online foi a única que, face ao mês anterior, registou uma subida em páginas visualizadas, com mais 2.9% do que em Março. A RTP online foi, pelo contrário, a que mais baixou, com uma quebra de 44.4% nas páginas visitadas a partir do lar, ao passo na SIC online a quebra foi de 21.2%.

A análise tem como base informação do Netpanel da Marktest, um estudo que analisa o comportamento dos internautas portugueses a partir de um painel de utilização doméstica. (fonte: Marktest.com, Maio de 2008)

Sem comentários: