segunda-feira, julho 28, 2008

Aviação: conclusões do Estudo da ACIF sobre as "low cost" na Madeira

A entrada das LCC na RAM constitui um factor que poderá causar uma descontinuidade no turismo e nos modelos de distribuição e promoção turística da RAM. Os diversos cenários que se configuram no futuro desenvolvimento turístico da RAM colocam fortes desafios à estruturação da sua oferta e integração dos modelos de promoção e de captação de turistas.
Não obstante o futuro ou cenário que se venha a apresentar, a RAM necessitará colocar em prática um conjunto de acções tendentes, por um lado, à dotação da flexibilidade necessária aos agentes face às alternativas de sustentabilidade do modelo de negócio das LCC e, por outro lado, à criação de condições de desenvolvimento de imagem e de competitividade do destino Madeira, que o marquem como um destino reconhecido a nível Europeu.
Neste âmbito, e não obstante os diferentes impactos que as LCC poderão vir a apresentar ai nível da Economia regional, importará aos vários agentes, institucionais, públicos e privados, a concertação da sua actuação, no sentido da implementação com sucesso das linhas de orientação estratégicas preconizadas, potenciando o crescimento da economia e, mais concretamente do turismo, na RAM. O nível de concertação exigido surge de uma dinâmica de mercado que requer a adaptação das estratégias dos agentes e a revisão dos seus modelos de negócio, de forma organizada, no sentido de:
- garantir um crescimento sustentável da oferta, preenchendo as lacunas existentes ao surgimento natural de uma procura cada vez mais dinâmica e exigente;
- proporcionar o surgimento de novos produtos de forma integrada e com base num conhecimento profundo do perfil e gastos do turista da RAM, que permita melhor adaptar a oferta à procura, no exacto timing de mercado;
- focalizar os esforços de promoção nos mercados-alvo, que já reconhecem a RAM como destino ímpar;
- e encontrar soluções para as possíveis alterações que se venham a sentir a nível da cadeia de valor, no contexto de uma procura/“nova procura” crescente.
Neste contexto, assume papel determinante a construção de uma visão e mensagem uniforme entre os diversos agentes, transmitindo uma imagem de destino focalizado nos segmentos que procura captar e fidelizar, suportado por um Plano Estratégico de Turismo da Madeira (a desenvolver), pelo POT (a rever) e pelo enquadramento de mecanismos de financiamento aos investimentos a realizar (conclusões do Estudo da ACIF, Julho de 2008, sobre as "low-cost" na Madeira)

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