terça-feira, julho 29, 2008

Portas com pior imagem

De acordo com os dados apresentados pela Marktest no seu Barómetro Político, o Presidente da República, Cavaco Silva, viu o seu saldo de imagem descer pelo terceiro mês consecutivo, chegando a Julho com 34.4%, o valor mais baixo desde Maio de 2006.


Paulo Portas, líder do CDS-PP, foi o líder partidário com a pior avaliação, descendo de -18.8% em Junho para -25.3% em Julho, o que significa que os portugueses avaliaram maioritariamente de forma negativa a sua actuação. Após três meses em que registou quebras sucessivas na avaliação da sua actuação, José Sócrates regista agora um aumento no seu saldo de imagem. Este índice é contudo negativo, de -24.0%. Manuela Ferreira Leite assiste também a uma melhoria da avaliação da sua actuação, embora ainda registe um saldo de imagem negativo, de -3.0%. Jerónimo de Sousa e Francisco Louçã são novamente os únicos líderes partidários a apresentar um saldo de imagem positivo. Jerónimo de Sousa, líder do PCP, obteve em Julho um saldo de imagem de 5.2%, o que significou um aumento face o mês anterior. Francisco Louçã, líder do Bloco de Esquerda, foi novamente o líder partidário com a imagem mais elevada, obtendo em Julho um saldo de imagem de 10.0%, embora baixando face ao valor apresentado no mês transacto.

O Barómetro Marktest é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. O saldo de imagem resulta da diferença entre as opiniões positivas e as negativas, ponderada pelo peso das respostas expressas. (fonte: Marktest, Julho de 2008)

Sem comentários: