quinta-feira, agosto 28, 2008

1,6 milhões já mudaram de operador móvel

O Barómetro de Telecomunicações contabiliza, no trimestre móvel de Junho de 2008, 1 594 mil residentes em Portugal com 10 e mais anos que afirmam já ter mudado de operador de rede móvel, um valor que corresponde a 19.4% dos possuidores de telemóvel nesta faixa etária.

É entre na população entre os 25 e os 34 anos que se observa menor fidelidade ao operador, já que neste grupo 26.9% afirma já ter mudado de operador. Entre as regiões, é na Grande Lisboa que se observa a maior taxa de residentes que dizem já ter mudado de operador (21.5%) e, entre os géneros, são os homens os que se mostram menos fiéis, pois 22.3% diz já ter mudado de operador móvel.


Embora a grande maioria dos portugueses, 73.4%, diga nunca ter mudado de operador, os que o fazem são motivados pelo preço, razão apontada por 32.6% deles. A comunidade de contactos (o facto de familiares ou amigos estarem ligados à nova rede) motiva 25.6% dos que mudam de operador. Estas duas razões representam 58.2% do total apontado por quem diz já ter mudado de operador. Outras razões, como a má assistência ou serviço deficiente e maior área de cobertura recebem menores referências (7.9%).



A análise teve como base indicadores do estudo Barómetro de Telecomunicações da Marktest para o universo composto pelos residentes em Portugal com 10 ou mais anos (fonte: Marktest.com, Agosto de 2008)

Sem comentários: