sexta-feira, agosto 29, 2008

Crise no imobiliário e na construção

- Preços das casas de luxo em Londres caem pela primeira vez desde 2003 - Segundo o jornalista Miguel Prado do Jornal de Negócios, "os preços das casas de luxo em Londres registaram este mês a primeira variação homóloga negativa dos últimos cinco anos, já que o preço médio das casas e apartamentos nas nove zonas mais caras da capital inglesa desceram 1,6% em Agosto face ao mesmo mês do ano passado, segundo dados da Knight Frank. Miguel Prado Esta consultora, que actua em Portugal através da Worx, registou ainda uma variação negativa de 1,3% em comparação com Julho, de acordo com um índice da Knight Frank citado pela Bloomberg e que incide sobre casas acima de um milhão de libras (1,24 milhões de euros). Os compradores foram afectados pelo “pessimismo no sector dos serviços financeiros”, conforme justificou num comunicado Liam Bailey, responsável pela análise residencial da Knight Frank. Esta mesma consultora estima que as vendas de habitação de gama alta em Londres apresentam este ano uma quebra de 46% face ao ano passado";
***
- Teixeira Duarte regista prejuízo de 255 milhões de euros no semestre - Segundo o jornalista Pedro Duarte do Diário Económico, "a construtora revelou hoje ter registado nos seis primeiros meses do ano um resultado líquido negativo de 255,96 milhões de euros, contra o lucro de 34 milhões de euros obtidos no período homólogo de 2007. A empresa adianta ainda que tenciona proceder à venda de activos até ao fim do exercício, como a alienação da participação na Lusoponte e a venda de um activo em Angola. Segundo o relatório de contas hoje divulgado pela Teixeira Duarte, o seu prejuízo é justificado com o facto da avaliação dos seus activos financeiros disponíveis para venda ter sido negativa em 375 milhões de euros, o que penalizou as suas contas em 292,2 milhões de euros.Se este ajuste contabilístico não tivesse sido efectuado, a empresa diz que o seu resultado semestral teria sido positivo em 36,3 milhões de euros"; (aqui)
***
Construtoras nacionais partilham mercado angolano

***
Diz a jornalista do Jornal de Negócios, Maria João Soares, que a Mota-Engil "registou uma queda de 82,5% nos resultados do primeiro semestre atribuíveis ao Grupo, para 14,13 milhões de euros, anunciou hoje a construtora. Excluindo o ganho de capital registado no ano passado com a venda da Martifer, os resultados atribuíveis ao grupo subiram 7,3% e superaram as estimativas dos analistas. O resultado líquido atribuível ao Grupo da Mota-Engil foi de 14,13 milhões de euros, no primeiro semestre deste ano, o que representa uma quebra de 82,5% face aos 95,76 milhões de euros registados no ano passado, que incluem o ganho extraordinário de 67,4 milhões de euros, alcançado com a oferta pública de subscrição da Martifer.A média das estimativas de seis analistas contactados pela Reuters apontava para lucros de 5,3 milhões de euros”;
***
Preço das casas no Reino Unido com maior descida em 18 anos - O preço das casas no Reino Unido registou, durante o mês de Agosto, a maior descida em termos homólogos desde 1990. Comparando com igual período do ano anterior, o preço médio das habitações é agora, segundo a Nacionwide Building Society, 10,5 por cento menor.A descida que agora se está a verificar é a consequência de vários anos de alta do mercado imobiliário que, agora, com a crise no sistema financeiro, o abrandamento da economia e o elevado nível de endividamento das famílias, está a ser corrigida.O Reino Unido é, a par com a Espanha e a Irlanda, um dos países europeus em que a economia está a abrandar de forma mais acentuada.
***
AICCOPN pede ao Governo para investir em Projectos de Interesse Local - A Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) defendeu a necessidade do Governo avançar com Projectos de Interesse Local, lamentando que tenham sido afastados da possibilidade de recurso a apoios no âmbito do QREN. «A par dos grandes projectos de infra-estruturas com impacto nacional e dos investimentos de natureza privada classificados como Projectos de Interesse Nacional (PIN), é fundamental avançar com Projectos de Interesse Local», sustenta a associação em comunicado. Salientando a «incapacidade financeira da grande maioria das câmaras municipais para concretizarem projectos de média dimensão», a AICCOPN considera ser «fundamental que o Governo encontre forma de os tornar realidade», uma vez que «há muito a fazer em todos os concelhos, seja em matéria de saneamento básico, redes de estradas locais e regionais, serviços públicos de proximidade na saúde, educação, justiça e administração interna, entre outros».
***
Preço das casas nos EUA registam a maior queda de pelo menos 20 anos - Segundo a jornalista Lara Rosa do Jornal de Negócios, "os preços das casas nos EUA registaram no segundo trimestre a maior queda de pelo menos 20 anos, face ao mesmo período do ano passado. No entanto a queda do segundo trimestre, comparada com os primeiros três meses do ano, poderá significar uma estabilização do mercado imobiliário.O preço das casas, no segundo trimestre do ano caíram 15,4% quando comparado com os dados registados no período homólogo do ano anterior, a maior queda desde que se iniciou a recolha de dados há 20 anos. A queda do índice, face ao trimestre anterior, foi de 0,5%, segundo a Bloomberg".
***
Dez maiores imobiliárias espanholas fecham portas - Em apenas seis meses, as dez maiores firmas imobiliárias espanholas tiveram de fechar vários escritórios devido às crise financeira internacional, desencadeada pelo imobiliário norte-americano.O líder de intermediação imobiliária resistiu dois anos em Espanha e, no final do ano passado, teve de fechar portas. Segundo a firma especializada Tormo & Asociados, nove em cada dez firmas imobiliárias que operavam em Espanha tinham mais de cem escritórios. Actualmente, apenas três mantiveram esse nível de actividade. Em conjunto, as dez primeiras firmas passaram de 3001 estabelecimentos para 1434, menos de metade. O "boom" da construção fez nascer um conjunto de pequenas firmas, sem estrutura e sem músculo, que são as primeiras as ressentir.se na crise de venmdas. A novidade é que a crise começa a afectar igualmente os grandes do sector.

Sem comentários: