sábado, setembro 27, 2008

Acores: "César e o PS asfixiam a sociedade açoriana"

O lider do PSD dos Açores, Costa Neves, concedeu hoje uma entrevista ao Expresso, conduzida pela jornalista Cristina Figueiredo, na qual é referido: "Há dois anos e meio que Costa Neves tem uma coluna de opinião nos dois maiores jornais açorianos, que intitulou 'Oxigénio'. Uma das frases que repete com frequência é a de que "a democracia respira mal" nos Açores. Em entrevista ao Expresso, a cerca de um mês das eleições em que defrontará Carlos César, o líder do PSD/Açores explica porquê.
O PSD só volta ao poder nos Açores quando César sair, em 2012?

Prefiro pensar que a alternância democrática é um bem e que aqui acontece o mesmo que no resto da Europa, onde cada vez há menos maiorias absolutas e mais coligações e onde os ciclos políticos são curtos (às vezes curtos demais). Se assim não for, temos de nos interrogar sobre as razões: será que o Governo é muito bom? Não é. Estamos na cauda do país e da Europa. PS não tem bons resultados: rendimento das famílias é o mais baixo do país; salário médio é mais baixo 15% que média do país; PIB estagnou desde 2000, apesar de Açores serem a região do país e da Europa que mais dinheiro recebeu das EU deste anterior quadro comunitário de apoio 2000/2006: 100 mil contos dia. E os resultados são o que são. Entretanto os valores mais elementares da democracia são postos em causa todos os dias: nos Açores não há pluralidade, há arrogância, opressão, medo. Há todas as razões para mudar.
Os eleitores açorianos têm medo?
Tenho a certeza que sim. Medo de dar a cara. A recolha do mais simples testemunho para campanha eleitoral é um exercício muito penoso porque o cidadão anónimo recusa. Tentámos fazer uma sondagem e 40% das pessoas recusam dizer onde vão votar. Os argumentos são: "Tenho um filho para empregar; tenho uma promoção de que estou à espera; tenho um emprego pouco estável". Não acho que haja medo, tenho a certeza que há medo.
Essa é uma descrição de um regime ditatorial. É o que se ouve de Angola...
Ou de Cuba, ou da Venezuela. Eu, exactamente para ultrapassar este estado de coisas, defendo um novo modelo de desenvolvimento, que acabe com esta omnipresença do Governo Regional, que só tem asfixiado a sociedade açoriana. Há dois anos e meio que mantenho uma coluna de opinião nos dois maiores jornais açorianos que intitulei 'Oxigénio', porque acho que há uma imensa falta de oxigénio".

Sem comentários: