quarta-feira, dezembro 10, 2008

800 milhões para novo Hospital de Braga

Segundo foi noticiado e li no Sol, "o novo Hospital de Braga, cujo arranque depende do visto do Tribunal de Contas, terá 700 camas e 12 salas de cirurgia, representando um investimento inicial de 200 milhões de euros, disse em Braga a ministra da Saúde. Ana Jorge adiantou que o contrato assinado com um consórcio liderado pela empresa José de Mello Saúde, e que vai agora ser endereçado ao Tribunal de Contas, prevê um valor global de investimento, ao longo de 30 anos, de quase 800 milhões de euros. A ministra espera que a construção arranque já em Janeiro e esteja concluída em 2011. O valor global da parceria público-privada, para a construção e manutenção da nova unidade durante 30 anos e a gestão da mesma durante 10 anos, está avaliada em 794,5 milhões de euros, um valor que está 200 milhões de euros abaixo da proposta inicial deste grupo.
A assinatura do contrato de construção/gestão com o consórcio ‘Escala Braga’ decorreu hoje em Gualtar, Braga, num acto que contou com a presença do primeiro-ministro, José Sócrates. O agrupamento ‘Escala Braga’, vencedor do concurso, integra as firmas, José Mello Saúde, Estabelecimentos de Saúde e Assistência, (ISU), a Sociedade Gestora do Hospital das Descobertas (SGHD), a Somague Itinere - Concessões de Infra-estruturas e a Somague Engenharia, Edifer - Construções Pires Coelho & Fernandes e Edifer - Investimentos, SGPS. Ana Jorge sublinhou que o novo Hospital Central, a edificar em terrenos anexos aos da Universidade do Minho, vai servir uma população próxima do milhão de pessoas, nos distritos de Braga e de Viana do Castelo".
Nada a opor. Eu, que conheço muito bem Braga, que sei que esta promessa de um novo hospital universitário tem barbas, não tenho nada a comentar nem a discordar. Pelo contrário, repito. O problema é saber o que vão fazer noutros distritios cuja capital não tenha uma Câmara socialista...

Sem comentários: