quinta-feira, dezembro 11, 2008

Construção abranda e...

Abrandamento dos Custos de Construção de Habitação Nova Estabilização dos Preços de Manutenção e Reparação Regular da Habitação (Outubro de 2008) - "Em Outubro de 2008, o índice de custos de construção de habitação nova, no Continente, registou uma variação homóloga de 5,3%, menos 0,8 pontos percentuais que o verificado em Setembro. O índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação, no Continente, apresentou uma variação homóloga de 3,1%, valor idêntico ao registado no mês anterior". Veja aqui em pdf a informação do INE e consulte aqui os quadros em excel.
***
Produção na Construção e Obras Públicas diminuiu 1,6% (Outubro de 2008) - "Em Outubro de 2008 a produção na construção e obras públicas registou, em termos homólogos, uma diminui-ção de 1,6%. Este resultado foi superior em 0,2 pontos percentuais, quando comparado com o valor observado no período terminado em Setembro. Relativamente ao mês homólogo, o emprego teve uma redução de 2,8% e as remunerações aumentaram 2,2%". Veja aqui em pdf a informação do INE e consulte aqui os quadros em excel.
***
Li aqui que o BEI é a solução para financiar grandes obras em Portugal: "O presidente da Federação Portuguesa da Construção (FEPICOP) defendeu hoje o recurso ao financiamento junto do Banco Europeu de Investimento (BEI) como solução para concretizar as grandes obras de infra-estruturas previstas nos próximos anos em Portugal.Referindo-se às dificuldades na obtenção de crédito bancário devido à actual crise financeira, Reis Campos admitiu que "o momento é muito mais difícil do que há uns tempos atrás", mas destacou a importância da concretização dos 43 mil milhões de euros de obras previstos pelo Governo até 2017 (incluindo investimento público e parcerias público-privadas) para relançar a economia portuguesa."Não é possível ultrapassar esta crise sem concretizar todo o plano de obras de infra-estruturas assumido pelo Governo e essenciais para o país", sustentou, apontando o BEI como "uma das principais soluções" para o financiamento e o "compromisso" já assumido pela instituição nesse sentido.Isto porque, admitiu Reis Campos, "a questão do financiamento na conjuntura actual é crucial" e o envolvimento dos privados "pode ser prejudicado pelas dificuldades de financiamento dos projectos".Neste sentido, assume crucial importância o memorando de entendimento já assinado entre o BEI e o Governo português e que prevê o financiamento, pelo primeiro, de 50% da dívida estimada para um montante total de 40 mil milhões de euros de projectos, o que representa 14 mil milhões de euros.Falando à margem do GESCON 2008 - Fórum Internacional da Gestão da Construção, que decorre hoje e sexta-feira no Porto, Reis Campos destacou que "a crise financeira veio penalizar ainda mais um sector que viveu 7 anos consecutivos de quebra de actividade", com um recuo acumulado superior a 23% entre 2002 e 2008".
***
Construção: ANEOP lança Fórum de reflexão estratégica - "O financiamento das parcerias público-privadas é o primeiro tema a ocupar este grupo de reflexão, criado no âmbito da Associação Nacional dos Empreiteiros de Obras Públicas (ANEOP). Com a criação deste grupo de trabalho, a ANEOP aposta no aumento da sua capacidade interna de produção de estudos e conteúdos úteis ao sector e no reforço da ligação às empresas, procurando, assim, cimentar o envolvimento da sua base de associados nos problemas da construção civil e obras públicas. Para a escolha do primeiro tema, já a ser discutido por um grupo de quadros de empresas de construção, pesou a dimensão do plano de obras públicas anunciado pelo Governo, mas estão previstos outros assuntos, como as tendências de evolução do tecido empresarial do sector, com acompanhamento dos processos de concentração, diversificação e internacionalização".

Sem comentários: