terça-feira, dezembro 02, 2008

Futebol: melhor jogador do mundo pela FIFA



O prémio Melhor Jogador do Ano oferecido pela FIFA é uma distinção anual para jogadores de futebol entregue aos dois jogadores (de ambos sexos) considerados como os melhores do Mundo.
Votação
A eleição do melhor do mundo é baseada em votos de treinadores e capitães de equipas internacionais. O sistema de votação determina que um treinador terá 3 votos com pesos de, respectivamente, cinco, três e um pontos, sendo o apuramento o resultado do jogador com mais pontos somados. A entrega do prémio iniciou-se em 1991 para homens e 2001 para mulheres.
História
O jogador mais novo a receber este prémio foi Ronaldo que foi distinguido, em 1996, com apenas 20 anos. Em 1997 foi-lhe novamente atribuída a distinção, o que o tornou o primeiro jogador do sexo masculino a ser premiado duas vezes consecutivas (Mia Hamm, Birgit Prinz e Marta Vieira da Silva conseguiram o mesmo feito, no setor feminino e Ronaldinho conseguiu o mesmo feito em 2004/2005). Até 2007, Birgit Prinz, Ronaldo e Zinédine Zidane são os únicos jogadores que foram premiados três vezes.No ano de 2005, o brasileiro Ronaldinho, do Barcelona se tornou o mais unânime ganhador do prémio, vencendo-o com uma margem de 650 pontos de diferença (956 pontos) para o segundo colocado, o inglês Frank Lampard, do Chelsea, que obteve 306 pontos na votação, tornando-se vencedor por duas vezes consecutivas.

Sem comentários: