quinta-feira, dezembro 11, 2008

Manuela Ferreira Leite com pior saldo de imagem

De acordo com os dados apresentados pela Marktest no seu Barómetro Político, o Presidente da República, Cavaco Silva, viu novamente o seu saldo de imagem baixar, depois de no mês anterior ter recuperado da tendência de queda que vem protagonizando. Chega a Novembro com 28.4%, menos 2 pontos percentuais do que em Outubro, um resultado que mostra que os residentes no Continente com 18 e mais anos classificam, na sua maioria, de forma positiva a sua actuação, mas que esse número tem baixado nos últimos meses. Francisco Louçã é em Novembro o líder partidário a apresentar o saldo de imagem mais positivo, com 13.2%. O líder do Bloco de Esquerda foi ainda este mês aquele que protagonizou a maior subida neste indicador, com um saldo 7.5 pontos percentuais acima do registado em Outubro. Jerónimo de Sousa, depois de no mês anterior ter sido o líder cujo saldo de imagem mais baixou, regressou em Novembro a terreno positivo, com um saldo de imagem de 3.5%, mais 6.4 pontos percentuais do que em Outubro.

Paulo Portas viu o seu saldo de imagem aumentar 0.6 pontos percentuais para os -14.7%, o que lhe dá a melhor classificação entre os líderes com saldo negativo. José Sócrates, também em terreno negativo, baixou 6 pontos face ao mês anterior, chegando a Novembro com um saldo de imagem de -17.9%. Manuela Ferreira Leite continua em baixa, com o seu saldo de imagem a regredir 10.4 pontos face a Outubro. Mantém-se como a líder com pior saldo de imagem, de -33.9% em Novembro, o que corresponde ao valor mais baixo obtido por um líder deste partido nos últimos dois anos. O valor agora obtido por Manuela Ferreira Leite é precisamente o mesmo que Marques Mendes obteve em Julho de 2007, dois meses antes de ser substituído por Luís Filipe Menezes na liderança do partido. No gráfico evolutivo são especialmente visíveis as quebras de popularidade de Cavaco Silva e de Manuela Ferreira Leite. Com efeito, o Presidente da República protagoniza desde Maio uma tendência de quebra do seu saldo de imagem, ao passo que a líder do PSD observa a partir de Julho (o segundo mês em que a sua actuação foi avaliada neste Barómetro) esta mesma tendência.

O Barómetro Político Marktest é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. O saldo de imagem resulta da diferença entre as opiniões positivas e as negativas, ponderada pelo peso das respostas expressas (fonte: Marktest.com, Dezembro de 2008)

Sem comentários: