segunda-feira, dezembro 15, 2008

Portugal: RENDIMENTOS DAS FAMÍLIAS

Em 2006, o Rendimento Primário (RP) e Rendimento Disponível (RD) cresceram em termos nominais face a 2005, 3,2% e 4,2%, apresentando a nível regional crescimentos diferenciados. As famílias da região do Algarve apresentaram o maior crescimento tanto do RP (4,1%) como do RD (5,7%), nitidamente acima do crescimento nacional ocorrido nestes dois indicadores.
Em 2006, à semelhança do ano anterior, a distribuição secundária do rendimento, em grande medida associada às transferências sociais provenientes das administrações públicas, beneficiou em termos relativos as famílias das regiões do Alentejo e do Centro. Com efeito, essas famílias viram o Rendimento Disponível por habitante superar o rendimento gerado pela sua participação no processo produtivo e pelos saldos dos rendimentos de propriedade.
Nas regiões de Lisboa, do Algarve e Autónomas dos Açores e da Madeira o RD ficou abaixo do RP, e a região Norte manteve praticamente um RD por habitante idêntico ao RP por habitante (8 420 € face a 8 483€). Face à média nacional, o cenário é semelhante: as disparidades regionais entre o RP e RD reduzem-se nas regiões do Alentejo, Centro e Norte, cujos índices de disparidade diminuem face ao valor nacional cerca de 7 p.p. e 6 p.p. no caso das duas primeiras regiões e de 3 p.p. relativamente à última, quando se passa do Rendimento Primário para o Rendimento Disponível. A região de Lisboa é claramente a mais afectada pela acção redistributiva dos rendimentos e das Outras Transferências Correntes, perdendo o índice do Rendimento Disponível 11 p.p. face ao Rendimento Primário Considerando igualmente o PIB p.c., verificou-se que as regiões de Lisboa, RAM e Algarve apresentaram, em 2006, níveis por habitante superiores à média nacional para os três indicadores: Lisboa apresentou índices de 140, 138 e 127, respectivamente para o PIB p.c., RP p.c. e RD p.c.; a RAM e o Algarve registaram índices inferiores para os mesmos indicadores, na ordem de 128, 105 e 105 para a RAM e 106,110 e 109 para a região do Algarve.

Sem comentários: