segunda-feira, dezembro 15, 2008

Privatização da ANA incluirá todos os aeroportos

O Governo já terá decidido. A privatização da ANA deverá incluir todos os aeroportos do Continente e das regiões autónomas da Madeira e dos Açores. De fora ficará, talvez, apenas o novo aeroporto de Beja. A notícia já foi avançada pelo "Diário Económico" e, a concretizar-se, será uma machadada definitiva nas pretensões dos políticos e empresários nortenhos de autonomizarem a gestão do aeroporto Francisco Sá Carneiro. Os ministros das Obras Públicas e das Finanças já terão decidido, com o acordo de José Sócrates, que o perímetro de privatização da ANA incluirá todos os aeroportos nacionais. A única excepção poderá ser o aeroporto de Beja, sob gestão da EDAB mas ainda não concluído. A decisão governamental ter-se-á baseado no estudo realizado a propósito pelo Boston Consulting Group e na avaliação dos activos da empresa empreendida pelo consórcio BPI/Citigroup. A ANA valerá entre 1,3 e 1,6 mil milhões de euros. E valerá mais em conjunto do que espartilhada. Mesmo se as operações de alguns aeroportos (desde logo, os das regiões autónomas) são deficitárias. A maximização do encaixe financeiro e, precisamente, o alijar da factura dos défices de exploração dos aeroportos mais pequenos, terão pesado na decisão que o Governo deverá anunciar em breve. Resta saber qual será a percentagem do capital da ANA que o Estado irá alienar. Assim como não se sabe que resposta dará o Executivo à Junta Metropolitana do Porto, às associações empresariais nortenhas e, também, à Sonae e à Soares da Costa, que defendem a autonomização da gestão do aeroporto Francisco Sá Carneiro e chegaram a apresentar uma primeira proposta para a sua exploração por uma PPP. A privatização da ANA está associada ao processo de concessão do Novo Aeroporto de Lisboa.

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