sexta-feira, dezembro 12, 2008

Regiões do sul mais pessimistas

Os dados do Barómetro Político da Marktest mostram que o índice de expectativa apresentou em Novembro uma ligeira quebra relativamente ao mês anterior. Com um valor de 27.50%, este índice apresentou uma descida de 0.01 pontos percentuais face a Outubro (27.50%). Ainda assim, este valor significou uma quebra de 8.16 pontos percentuais (22.9%) face ao período homólogo do ano anterior.

A população feminina mantém-se mais pessimista, com um índice de 21.02%, ao passo que entre os homens o índice é de 25.04%. Observando os dados por estrutura etária, verifica-se que foi junto dos mais novos que o índice de expectativa mais baixou relativamente ao mês anterior. O grupo dos indivíduos entre 35 e 54 anos apresenta-se agora o mais pessimista, com um índice de 21.83%, um valor muito próximo do apresentado pelos mais idosos, com mais de 64 anos, que é de 21.93%, enquanto os mais jovens se mantêm menos pessimistas, com um índice de 25.02%, embora agora mais próximos das restantes camadas da população. Por região Marktest, observa-se que este índice teve uma evolução negativa em todo o país, excepto no Grande Porto e no Interior Norte, em contraciclo face ao observado no mês anterior. Os residentes nas regiões do sul do país são agora os mais pessimistas, com um índice de 18.80% na Grande Lisboa e de 18.77% na região Sul. Pelo contrário, os residentes no Grande Porto apresentam-se agora os menos pessimistas, com um índice de 35.62%. Tal como em meses anteriores, a população cuja intenção de voto é PS manteve-se menos pessimista do que aquela que tenciona votar PSD. Em Novembro, as expectativas dos que dizem tencionar votar PSD não excedem os 18.26%, ao passo que entre os que tencionam votar PS o índice é de 42.33%.

Na análise das duas componentes deste índice, vemos que as expectativas são mais pessimistas face ao andamento da economia do país do que relativamente à situação económica pessoal e familiar. Ambas estão, no entanto, em terreno negativo, com o índice de expectativa face à economia do país a baixar para os 22.92%, enquanto o índice de expectativa face à situação económica pessoal e familiar subiu para os 32.07%.


O Índice de Expectativa é um indicador recolhido regularmente pela Marktest desde Março de 1990, junto de indivíduos com 18 e mais anos, residentes em Portugal Continental. Para a aferição do índice utilizamos uma base de cerca de 800 entrevistas (fonte: Marktest.com, Dezembro de 2008)

Sem comentários: