segunda-feira, dezembro 15, 2008

Sondagem: ...mas PS e PSD caiem nas intenções de vot

Ainda segundo o mesmo jornal, o Correio da Manhã, num texto da jonalista Janete Frazão, "a intenção de voto legislativo no PS cai pela primeira vez em cinco meses, numa altura em que o líder-parlamentar do partido, Alberto Martins, anunciou a intenção de fazer aprovar o Estatuto Político-Administrativo tal como está, sem ter em conta os alertas do Presidente da República, Cavaco Silva. O PSD mantém-se em queda num momento em que as atenções se debruçam sobre as faltas dos deputados às sessões parlamentares. Segundo uma sondagem CM/Aximage, 37,9 por cento dos eleitores depositam a sua confiança no PS, enquanto em Novembro eram 38,6 por cento. Nesta matéria, os sociais-democratas reúnem a intenção de voto legislativo de 25,9 por cento dos entrevistados, quando no mês passado eram 25,9 por cento. Acentua-se assim a distância entre PSD e PSD, depois de os partidos terem conquistado um empate técnico em Julho de 2008, pouco depois de Manuela Ferreira Leite ter sido eleita presidente do PSD. Em resposta à questão sobre em qual dos líderes tem mais confiança para primeiro-ministro, 47,9 por cento dos eleitores apostam em José Sócrates e apenas 24,9 por cento em Manuela Ferreira Leite. Isto apesar de 51,9 por cento dos entrevistados considerarem que o Executivo de José Sócrates está a governar pior do que esperavam. Por outro lado, 66,4 por cento responderam que a actuação do governo corresponde ao que esperavam, 10,3 por cento melhor do que esperavam e 1,5 por cento não têm opinião.
LIDERES
Na avaliação aos líderes partidários, a nota mais alta vai para Francisco Louça, do BE, com 11,5, seguido de Jerónimo de Sousa, do PCP, com 11,1, e de Paulo Portas, do CDS-PP, com nota 10. Ao secretário-geral do PS, José Sócrates, os eleitores dão nota 8,8, e a líder laranja aparece em último lugar com nota 6,8.
MINISTROS MAIS E MENOS POPULARES
Numa altura em que o Governo está a ferro e fogo com os professores, Maria de Lurdes Rodrigues é a ministra com menos popularidade com nota 7,4. Já o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos é o mais popular com nota 11,3.
CAVACO VAI BEM
Cavaco Silva vai ‘bem’ na sua actuação enquanto Presidente da República segundo 61% dos eleitores. Pelo contrário, 18,6 % consideram que o Chefe de Estado vai ‘assim-assim’, 13,9% julgam que vao ‘mal’ e 6,5% não têm opinião
".

Sem comentários: