terça-feira, dezembro 30, 2008

Turismo: Bernardo tem prioridades para 2009

O Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, inicia o ano de 2009 com deslocações ao Reino Unido e à Alemanha para participar em reuniões com os principais Operadores Turísticos e Companhias Aéreas destes mercados emissores. O objectivo essencial destas deslocações é o reforço e a dinamização da operação turística entre Portugal e os mercados britânico e alemão, os quais serão objecto do maior esforço público jamais realizado em matéria de promoção turística. Bernardo Trindade espera que o ano turístico de 2008 em Portugal termine com receitas superiores às de 2007 (acima de 7,4 mil milhões de euros), o que se considera notável, tendo em conta os efeitos da crise económica na Europa.
Para contrariar um ano que se perspectiva particularmente difícil como o ano de 2009, o Secretário de Estado do Turismo considera necessário o empenho de todos e espera, através destas acções programadas, incentivar os agentes turísticos a serem pró-activos na procura de medidas e no conhecimento do testemunho dos diferentes intervenientes na captação de turistas para o mercado português.
Numa altura em que se regista grande preocupação por parte de Operadores Turísticos e de Companhias Aéreas na racionalização da oferta, assiste-se a um desenvolvimento de novas operações com origem nos mercados emissores alemão e britânico para o Algarve, lançadas no actual período Inverno IATA e previstas para o Verão IATA 09. Este início de operações reflecte o interesse destes parceiros na dinamização deste destino, facto que deverá ser potenciado com a intensificação da actividade de promoção turística.
A importância que a captação de estrangeiros assume para Portugal conduziu a um esforço por parte do Governo na afectação das verbas destinadas à promoção turística, as quais obtiveram um acréscimo de 20% do orçamento para 2009.
Este reforço deverá privilegiar os principais mercados emissores de turistas, contrariando as adversidades da actual conjuntura internacional, permitindo uma melhor sustentação das ligações aéreas e assim maximizar os resultados para os diversos destinos regionais. A estratégia para captar turistas dos mercados fornecedores - Alemanha, Espanha, França, Reino Unido e Escandinávia - passa também pela parceria estabelecida entre os sectores do Turismo e do Transporte Aéreo, materializada no protocolo assinado entre Turismo de Portugal e ANA Aeroportos de Portugal e que implica um investimento de 17 milhões de euros para um período de 5 anos. O ano de 2009 registará igualmente com um reforço da campanha para o mercado interno, estando para tal equacionadas parcerias com entidades como a Brisa e Estradas de Portugal.

Sem comentários: