sexta-feira, janeiro 30, 2009

O governo socialista, o relatório, a OCDE e a aldrabice

Uma pouca vergonha que revela o descaramento e o desespero crescente dos socialistas. Sócrates e a Ministra da Educação promoveram mais uma festarola para revelar o que parecia ser um relatório da OCDE. A OCDE desmentiu, o PSD encostou no dia seguinte José Sócrates à parede na Assembleia da Republica, depois sabe-se que apenas uma funcionária da OCDE assina um prefácio. O PS e o Governo vão à pressa alterar as notícias que tinham veiculado nos seus sites. Ficaram os registos sonoros. Mas ficou a a aldrabice que revela o descaramento a que tudo isto chegou e a falta de carácter e de seriedade de quem tolera que isto chegue a este ponto. De facto, "o primeiro-ministro anunciou esta semana ao país, com a devida pompa, que um relatório da OCDE continha grandes elogios às políticas educativas do Governo. Na circunstância, José Sócrates sublinhou que há décadas não se lembrava de tanto elogio junto. A OCDE, segundo Sócrates, terá mesmo afirmado que em matéria de política educativa, Portugal era um modelo a seguir. Os elogios à resistência da ministra da Educação também fariam parte do relatório da OCDE. Tudo seria perfeito para o Governo, se o dito relatório fosse de facto da OCDE. Mas 48 horas após o anúncio do relatório, veio afinal a saber-se que o dito documento da OCDE afinal não é da OCDE. Trata-se apenas de um estudo sobre política educativa encomendado e pago pelo governo e que segue os critérios da OCDE. Mas não é da OCDE" (aqui).
***
PSD acusa Governo de encomendar relatório favorável sobre Educação
Segundo o Sol, "no debate quinzenal desta semana, o PSD escolheu a economia como tema, mas Paulo Rangel aproveitou por referir o relatório sobre a Educação que o Governo apresentou esta semana. «Isto não é um relatório da OCDE», acusou o líder parlamentar, dizendo que foi encomendado pelo Governo. «Os senhores não suportam o sucesso do país», respondeu Sócrates.Paulo Rangel abriu o debate quinzenal sobre economia falando do encerramento de empresas e despedimentos colectivos. «O primeiro-ministro disse que ia salvar todas as empresas», afirmou o líder parlamentar do PSD. Perguntou ao primeiro-ministro José Sócrates se o Governo está disposto a baixar a taxa social única. Sócrates respondeu reafirmando que «as empresas economicamente sólidas» são as que deverão ser ajudadas pelo Governo. Acusou até o PSD de «estar fora deste mundo», «em divergência com o Governo e com todos os outros países». O primeiro-ministro não respondeu à pergunta de Paulo Rangel sobre os impostos, que mudou o tema e questionou o primeiro-ministro sobre o relatório da OCDE, sobre Educação, apresentado ao Governo e muito favorável. «O estudo é de peritos, feito com metodologia da OCDE», respondeu Sócrates, que citou elogios ao mesmo. «Isto não é um relatório da OCDE», acusou o líder parlamentar social-democrata, dizendo que foi encomendado pelo Governo, para efeitos de propaganda, usando um texto de uma especialista da OCDE, mas apenas como prefácio ao estudo. «Enganou os portugueses», disse Paulo Rangel.«Os senhores não suportam o sucesso do país», respondeu Sócrates, lembrando que o relatório foi feito por especialistas internacionais de vários países".
***
PS muda texto do site que falava de relatório da OCDE
Ainda segubndo o Sol, "o PS modificou hoje na sua página na Internet o conteúdo de um texto que dava conta de um «relatório da OCDE» sobre políticas educativas, alterando-o para um artigo onde Sócrates «elogia a resistência» da ministra da Educação. No primeiro texto, ainda disponível no site dos socialistas, www.ps.pt, às 11h24 de hoje, - distribuído hoje no Parlamento pelo PSD - o título da notícia era 'Relatório da OCDE elogia política de Educação do Governo PS'.Às 16h00, já durante o debate quinzenal no Parlamento com a presença do primeiro-ministro, a página do PS mostrava um novo título, «José Sócrates elogia resistência da ministra da Educação».Também no corpo do texto se registavam alterações, tendo sido substituída, no segundo parágrafo, a expressão «relatório da OCDE sobre política educativa» por «estudo sobre política educativa".

Sem comentários: