quinta-feira, março 26, 2009

Passivo da Metro do Porto já chega aos 2,13 mil milhões de euros

Segundo o jornalista Rui Neves, do Jonal de Negócios, o "passivo da Metro do Porto já chega aos 2,13 mil milhões de euros",mas sobre esta ralidade ninguém fala: "A Metro do Porto fechou o ano de 2008 com um passivo próximo dos 2,13 mil milhões de euros, o que traduz um agravamento de 9,7% face aos 1,942 mil milhões de euros um ano antes. De acordo com o presidente da empresa, o agravamento da situação financeira da Metro do Porto “reflecte a carência de financiamento a fundo perdido do projecto, hoje com um nível de endividamento que constitui a nossa principal preocupação”, enfatiza, na carta dirigida aos accionistas. “O défice de exploração e o investimento continuaram a obrigar ao recurso a financiamento intercalar, mas agora num enquadramento macroeconómico cada mais adverso”, frisa Ricardo Fonseca.A Metro do Porto encerrou o exercício de 2008 com um resultado líquido negativo de 148,6 milhões de euros, o que traduz um agravamento de 2,4% face ao ano anterior. A subida em 11,5% dos custos financeiros e dos impostos em 70,6% explicam esta evolução, explica a administração da empresa. De acordo com o relatório e contas de 2008 esta manhã aprovado por unanimidade em assembleia-geral da sociedade, houve um total de 51,5 milhões de validações no ano passado – o que corresponde a uma média diária de mais de 170 mil validações por dia útil. O comportamento positivo da procura teve reflexo nas receitas tarifárias do sistema da rede, que registaram um aumento de 9,4% face a 2007, atingindo os 29,2 milhões de euros. Registou-se igualmente um crescimento de 11,5% dos proveitos da empresa, atingindo os 61,9 milhões de euros em 2008. Para estes valores contribuiu, sobretudo, o aumento de 9,7% nas receitas das prestações de serviços. O Metro do Porto investiu 123,8 milhões de euros na rede em 2008. Feitas as contas, o investimento total no sistema de metro ligeiro da Área Metropolitana do Porto ascende já aos 2,236 mil milhões de euros, incluindo custos com os novos projectos em análise".

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