quinta-feira, julho 02, 2009

17.5% dos portugueses estão a pensar comprar um automóvel nos próximos 12 meses

De acordo com os dados TGI 2009 (Junho de 2009), 17.5% dos portugueses, com idades entre os 15 e os 64 anos, residentes em Portugal Continental, estão a pensar comprar um automóvel nos próximos 12 meses.De salientar que este indicador de intenção de compra de automóvel se mantêm constante quando comparado com os dados TGI 2008 (TGI 2008 - 17.7% TGI 2009 - 17.5%). Uma análise centrada na variável sexo revela que 15.2% das mulheres e 19.9% homens tencionam comprar um automóvel nos próximos 12 meses.No que concerne à análise da variável idade observa-se que é junto dos indivíduos mais jovens (15/34 anos) que a intenção de compra atinge valores mais expressivos (44%). Por oposição, os indivíduos mais velhos (55/64 anos) revelam uma menor intenção de compra (11%).

Uma análise por região Marktest revela poucas diferenças entre regiões para este indicador de intenção de compra, tendo os valores registados variado entre os 16% do Interior Norte e os 19% da Grande Lisboa.

Dados TGI Portugal (Junho 2009) revelam ainda que para 61.5% destes indivíduos esta compra será uma susbstituição de um automóvel e que 46.4% tenciona comprar um automóvel novo e não em segunda mão.O TGI é um estudo de referência mundial, realizado pela primeira vez na Grã Bretanha há quase 40 anos (desde 1969), e hoje presente em cerca de 60 países do Mundo. Em Portugal, o TGI foi implementado pela Marktest, apresentando informação para 3000 marcas, agrupadas em 240 categorias de produtos representativos de 17 sectores de actividade, que permitem conhecer em detalhe o consumidor português (fonte: Marktest.com, Julho de 2009)

Sem comentários: