quinta-feira, julho 02, 2009

Actuação de Manuela Ferreira Leite melhor avaliada que actuação de Sócrates

Os resultados do Barómetro Político da Marktest indicam que o Presidente da República, Cavaco Silva, viu o seu saldo de imagem voltar a subir em Junho. Com um saldo de imagem de 43.9%, sobe 3.0 pontos percentuais face a Maio. Este resultado mostra que os residentes no Continente com 18 e mais anos classificam, na sua maioria, de forma positiva a actuação do Presidente e que esse número voltou a subir no último mês. Em Junho todos os líderes assistiram a uma melhoria do seu índice de imagem, efeito que foi especialmente sentido por Manuela Ferreira Leite, que protagonizou a maior subida mensal, com um índice de imagem 11.9 pontos percentuais acima do verificado em Maio, o que coloca agora o Primeiro-ministro no último lugar da tabela, com o índice de imagem mais negativo entre as personalidades em análise. Francisco Louçã mantém o saldo de imagem mais favorável, com 19.3% em Junho, o que representou uma subida de 0.7 pontos percentuais relativamente a Maio. Jerónimo de Sousa regressou a terreno positivo, obtendo em Junho um saldo de 2.3%, o que corresponde a uma subida de 3.3 pontos percentuais face a Maio.

Paulo Portas viu o seu saldo de imagem subir 2.7 pontos percentuais, registando em Junho um saldo de -8.8%. Manuela Ferreira Leite protagonizou a maior subida mensal do saldo de imagem. A líder do PSD registou um aumento de 11.9 pontos percentuais no seu saldo de imagem, obtendo em Junho um valor de -18.8%. José Sócrates mantém-se em terreno negativo, mas registou a segunda maior subida mensal. Chega a Junho com um saldo de imagem de -21.6%, mais 8.2 pontos percentuais do que em Maio, mas este valor coloca-o agora como o líder pior avaliado entre os analisados neste Barómetro. No gráfico evolutivo são especialmente visíveis as quebras de popularidade de Cavaco Silva (sobretudo entre Maio e Novembro de 2008) e de Manuela Ferreira Leite, esta última contrariada no último mês. Com efeito, o Presidente da República protagonizava desde Maio uma tendência de quebra do seu saldo de imagem, que parece ter sido invertida no início do novo ano, ao passo que a líder do PSD observa desde Julho de 2008 (o segundo mês em que a sua actuação foi avaliada neste Barómetro) esta mesma tendência, especialmente acentuada até Novembro. José Sócrates, pelo seu lado, apresenta desde Junho de 2007 um saldo de imagem negativo, que tem revelado desde Novembro de 2008 uma tendência para a degradação, especialmente visível nos últimos meses, "ultrapassando" Manuela Ferreira Leite no último mês. Jerónimo de Sousa e Francisco Louçã distinguem-se dos restantes por estarem em terreno positivo na maior parte do período em análise, sendo ainda de referir que, excluindo o Presidente da República, Louçã é desde Julho de 2007 o melhor avaliado pelos inquiridos neste Barómetro.

O Barómetro Político Marktest é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. O saldo de imagem resulta da diferença entre as opiniões positivas e as negativas, ponderada pelo peso das respostas expressas. Os resultados deste Barómetro estão disponíveis aqui. Consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro (fonte: Marktest.com, Julho de 2009)

Sem comentários: