quinta-feira, julho 16, 2009

Alcanena é o concelho que melhor representa o comportamento eleitoral do Continente

Segundo os dados da Direcção Geral da Administração Interna (ex Secretariado Técnico para os Assuntos do Processo Eleitoral; STAPE) disponíveis na análise Autárquicas e Legislativas: 30 Anos de Cores Políticas em Portugal, que o Grupo Marktest recentemente publicou, Alcanena é o concelho que, relativamente às eleições legislativas, apresenta resultados mais próximos da média do Continente nos 30 anos abrangidos nesta análise. No documento disponibilizado em baixo, que apresenta os resultados dos três concelhos que em cada eleição legislativa apresentam o menor desvio absoluto face aos resultados do Continente, é possível confirmar estas observações. Permite ainda verificar que, ao longo do tempo, tem havido uma tendência para que estes três concelhos apresentem valores mais aderentes à média do Continente.

O gráfico apresenta os desvios totais observados em Alcanena em todas as eleições legislativas ocorridas entre 1975 e 2005. Estes valores consideram a soma dos desvios absolutos totais entre os resultados obtidos em Alcanena em cada partido e os resultados obtidos na média dos concelhos de Portugal Continental:
Vemos que, à excepção das eleições de 1985 e 1987, os desvios totais observados neste concelho situam-se entre os 5 e os 8.5 pontos percentuais. Considerando os valores médios do período compreendido entre 1975 e 2005, Alcanena apresenta os seguintes resultados por partido:
A análise deste gráfico permite observar que, para os valores médios do período analisado, a votação no PCP-PEV em Alcanena corresponde à votação do Continente, sendo na votação no PS que mais diferenças se observam, de 2.4 pontos percentuais. Se centrarmos a análise nas últimas eleições legislativas, ocorridas em 2005, é Braga o concelho que regista o menor desvio absoluto relativamente à média. Apenas 2.4 pontos percentuais separam, em termos absolutos, Braga da média do Continente. Estes desvios variam entre 0.1 pontos na percentagem de votos no BE e 0.78 pontos na percentagem de votos no PCP-PEV.

(fonte: Marktest.com, Julho de 2009)

Sem comentários: