segunda-feira, julho 20, 2009

Esclarecendo e reafirmando

Quanto à sondagem do DN e da TSF eu não me incomodo com os resultados (já agora, os "cheirinhos" não permitiram que as concorrência se apoderasse, até porque ninguém dá credibilidade aos blogs pese o facto de ser usal, basta verem os jornais e rádios nacionais de referência, divulgarem de véspera um resumo genérico dos trabalhos encomendados pelos próprios e apenas divulgados no dia seguinte). Por razões óbvia, Preocupado ficaria se fosse ao contrário. O problema nem sequer é esse. O que eu publiquei, antes de saber (ou ler) que o DN tinha a sondagem, foi uma notícia de jornalistas franceses. E tentei chamar a atenção para o facto de que nas europeias o comportamento das empresas de sondagens foi um desastre. Aliás eu próprio recebo informação de sondagens, realizada por uma empresa, que publico neste blogue, sem comentários. Cada um depois fará o que entender em termos de análise dos resultados e de tomada de uma decisão. O que eu disse comentando os jornalistas franceses, é que as sondagens de encomenda (pode-se encomendar sondagens até temporalmente, ou seja, o "timing" escolhido propositadamente para a sua divulgação, etc) não são só em Portugal. Mas estava a lembrar das europeias e da célebre sondagem da Marktest, a única que dava a vitória ao PSD, 2 a 3 pontos de vantagem, mas que como saia da rotina nem foi noticiada ou se o foi, teve um tratamento discriminatório. A onda estava virada para outro lado. depois viu-se o que se viu. Ora se este esquema de "panelinha" sincronizada na divulgação de sondagens nacionais (nem me importei com a Madeira) onde o PS apareceu sempre à frente quando os autores e os jornalistas sabiam que não era bem assim, chama-se o quê? Seriedade?

Sem comentários: