segunda-feira, julho 20, 2009

Jardim na TVI: "A História não regista o nome dos oportunistas que não prestam"

"O Povo costuma dizer, e bem, que «aquilo que se leva deste mundo, é o que se faz pelos outros». De facto, a História é assim. Aqueles de quem fala, ou são os que garantiram a independência ou a sobrevivência da respectiva Pátria, ou são os que fizeram Obra para a respectiva comunidade, ou são os que decidiram transformações profundas que abriram inequívocos caminhos de progresso.
O telespectador não conhece alguém que tenha ficado na Memória dos povos, só por ser palavroso ou exibicionista. Não sabe o nome dos que, no tempo deles, limitaram-se a ser invejosos, encrencas ou mal-dizentes.
Ignora qualquer nome de alguém que tivesse procurado não trabalhar, mas sim viver à custa dos outros.
De certeza que a História não regista o nome dos oportunistas que hoje incensam um, amanhã já adulam outro, em resumo, não prestam.
Nem têm Memória aqueles que, sôfregamente, estão sempre prontos a comer e a beber, mas se irritam quando se lhes apela à solidariedade social.
Por tudo isto, quando todos os dias vemos, lemos ou ouvimos tanta coisa, tanta excitação acerca deste ou daquele, caro telespectador tenha calma.
Olhe por cima.
E veja se trata de gente, cuja vida vai merecer a História.
Se não, não perca mais tempo com as criaturas
" (crónica emitida hoje na TVI24)

Sem comentários: