terça-feira, setembro 29, 2009

Banif: "Aumento do crédito vencido nos Açores é inferior ao nacional"

O Açoriano Oriental "entrevistou o Presidente da Comissão Executiva do Banif, Marques dos Santos, que "desafia" as empresa a procurarem crédito
Como é que está o banco em termos financeiros no mercado.
Houve sinais de algumas dificuldades financeiras?
Hoje,o banco está muito bem. Nós, este ano, já crescemos em crédito cerca de cinco por cento e em depósitos cerca de sete por cento, o que nos dá alguma tranquilidade na nossa actividade creditícia.O pior momento de liquidez, no último trimestre do ano passado, está ultrapassado.Estamos numa situação que nos permite crescer ainda mais, se for possível. Só que, neste momento não há, efectivamente, procura de crédito que permita colocar todos os meios financeiros que nós temos disponíveis.
Há mais espaço para o Banif crescer nos Açores?
Não há dúvida que no ano passado, no último trimestre houve dificuldades de liquidez.O Banif e todos os bancos nacionais procederam a uma grande contenção na concessão de crédito, uma vez que não tinham dinheiro para emprestar. E foram muito selectivos.Nós não parámos a concessão de crédito, mas fomos mais rigorosos na análise das condições de crédito.Hoje, isso está ultrapassado.Agora, há de facto uma menor procura de crédito por parte das empresas e particulares". Leia a entrevista aqui.

Sem comentários: