terça-feira, setembro 29, 2009

João Jardim: "Dá a impressão que Sócrates pretende ser o Hugo Chavez da Europa"...

"A política fiscal de José Sócrates também contribui para o desastre que se vê. Começou por prometer que não aumentava os impostos, mas logo que se viu no poleiro, aumentou-os, tal como os restantes compromissos a que faltou com os Portugueses. Numa incompetência gritante, Sócrates aceitou para Portugal, a imposição de uma política orçamentalista, voltada para a redução do défice, a qual, como se viu, nem aos países mais ricos serviu.
No início do seu mandato, quando Portugal ainda tinha poder de veto na União Europeia, Sócrates curvou-se às potências mais ricas.
Os Portugueses, com esta política socialista, viram o desemprego subir para níveis de 1974 – e Sócrates havia prometido reduzi-lo em mais de uma centena de milhar – os Portugueses viram acabar também centenas de milhar de Pequenas e Médias Empresas, os Portugueses viram a maquina do Estado devorar as receitas dos impostos sem que houvesse um investimento mínimo que satisfizesse necessidades prioritárias das populações. Porém, a Banca goza de um regime fiscal de excepção. Mas o peso que hoje, em Portugal, o Estado tem sobre o sistema económico-financeiro, faz com que este directa ou indirectamente, esteja também sob controlo do poder socialista.
E isto explica a actual fraca disponibilidade da Banca para financiar pequenas e médias empresas, bem como a criatividade da iniciativa individual, Dever ético da Banca, dado o regime fiscal de que beneficiou, pois este Estado socialista requer os poucos meios financeiros existentes, para a realização das obras megalómanas a que se propõe. E, claro, a Banca fica mais confortada com o dinheiro posto à disposição do Estado, do que correr riscos com empréstimos à iniciativa privada. E os Portugueses vão sendo cada vez mais apertados, apesar da forte descida mundial das taxas de juro, porque o Estado socialista exige que a Banca lhe disponibilize o pouco dinheiro existente. Dá a impressão que Sócrates pretende ser o Hugo Chavez da Europa!..." (crónica de Alberto João Jardim na TVI24, ontem, 28 de Setembro)

Sem comentários: