quinta-feira, dezembro 31, 2009

As notícias mais estranhas de 2009

Diz o DN de Lisboa que o ano que está a terminar ficou marcado por inúmeros acontecimentos insólitos. Esta é uma pequena amostra escolhida pela AFP. Desde o padre, que defendeu os direitos dos pobres roubarem nos hipermercados, à corrida às réplicas da catedral de Milão, como aquela que partiu o nariz e dois dentes a Silvio Berlusconi, passando pelos rumores sobre Britney Spears, nos últimos doze meses não faltaram notícias de fazer arregalar os olhos. Eis uma amostra das histórias mais surpreendentes deste ano (com o título "Las noticias más absurdas y curiosas de 2009" também o jornal espanhol Publico publica um trabalho do género que não tem nada a ver com este. Por isso recomendo-o)
Reino Unido
Um padre favorável ao roubo das montras
Um pastor anglicano defendeu o roubo de produtos desde que os ladrões sejam pessoas desfavorecidas e se fiquem pelas grandes superfícies. O padre Tim Jones, da paróquia de Saint Lawrence e Saint Hilda, em York, cidade do Norte de Inglaterra, pensa que essa prática "é preferível à prostituição, às agressões e ao roubo violento". "Dado que, enquanto sociedade, nós deixamos os mais vulneráveis cair numa situação terrível, eu preferiria que as pessoas roubassem um pacote de massa de 90 cêntimos em vez de fazerem outras coisas monstruosas", afirmou à BBC.
EUA
Britney Spears comia esquilo
A cantora americana Britney Spears vingou-se dos jornais que enchem páginas com histórias da sua vida ao publicar no seu site uma lista com 75 notícias mais ridículas publicadas sobre ela em 2009. Um tablóide inglês revelou que a família da estrela tinha o hábito de comer carne de esquilo durante as viagens de caravana na sua infância. Um outro artigo afirma que a vedeta pediu que montassem um varão de striptease na suite do hotel para a ajudar a manter-se em forma. "Britney adora dançar no varão", garantiu uma fonte anónima.
França
Roubar anjos do cemitério é remédio contra a solidão
Roubar estátuas de anjos para matar a solidão: era este o remédio da cinquentenária que há três anos saqueava os cemitérios dos arredores de Mulhouse, cidade do Leste de França. Inquirida sobre os seus motivos, a mulher explicou à polícia que os anjos "a acompanhavam na solidão". Uma busca à sua casa permitiu recuperar mais de uma centena de objectos roubados dos cemitérios, na sua maioria estátuas de anjos, mas também arranjos florais, placas de mármore e velas de cera.
Itália
Disparam vendas da estatueta atirada a Berlusconi
As vendas de pequenas réplicas da catedral de Milão como aquela que foi atirada contra Silvio Berlusconi dispararam na capital da Lombardia logo a seguir à agressão. "Estão a sair muito bem. Já vendi mais de 20 quando antes vendia em média umas 12 ou 13", disse Andrea Brachi, dono de uma banca de lembranças na praça da catedral de Milão. "As vendas aumentaram de tal maneira que o modelo que feriu Berlusconi esgotou", garantiu um dos seus concorrentes
EUA
"Não beijem os sapos", avisam veterinários
A Associação Americana de Médicos Veterinários avisou ontem a população para não beijar os sapos porque os batráquios podem transmitir salmonelas. O alerta surgiu numa altura em que está a chegar aos cinemas o filme da Disney A Princesa e o Sapo. "Os sapos, como todos os anfíbios e répteis, podem infectar os humanos com salmonelas", garantiu a associação. "Lembramos o público que uma relação pouco apropriada com um anfíbio, como é a troca de um beijo, pode resultar numa grave doença, mais do que um príncipe", acrescentou.
Suíça
Um minarete na chaminé em sinal de protesto
Um suíço colocou um minarete na chaminé do edifício da sua empresa, localizada nos arredores de Lausana, para protestar contra o referendo que proibiu a construção desses monumentos no território da Confederação Helvética. "É escandaloso que os suíços tenham votado pela proibição. Por causa disso, recebemos o apoio de todos os partidos de extrema-direita. É uma vergonha", explicou Guillaume Morand, que dirige uma cadeia de sapatarias. O seu minarete é muito parecido com um verdadeiro, com uma base de pedras brancas, uma torre de plástico (PVC) com janelas em arco e um tecto de madeira com uma cruz dourada.
Suécia
Militares suecas lutam pelo soutien
A Suécia, um país avançado no que à paridade diz respeito, "negligencia" as mulheres na tropa. Enquanto o exército dá aos homens roupa interior apropriada, as suecas que cumprem o serviço militar têm de comprar os seus sutiãs - que não estão pensados para as tarefas militares - nas lojas. "Eles não são adaptados nem para situações de combate nem em caso de incêndio e desprendem-se com muita facilidade", lamentou o Conselho dos Conscritos num comunicado em que apelou à produção de sutiãs de combate.
Arábia Saudita
A moral não pára à frente dos carros
A Arábia Saudita proibiu as matrículas com letras em árabe cuja combinação forma palavras obscenas no alfabeto romano. As matrículas sauditas têm normalmente três letras do alfabeto árabe e três números, mas aos automobilistas afixam também versões com caracteres romano, que resultam em palavras como "sex" (sexo), "ass" (rabo) ou "nut" (maluco). Também são alvo de censura as matrículas com as palavras "bad" (mau) e "bar", palavra que evoca álcool, que também é estritamente proibido naquela monarquia ultraconservadora.

Sem comentários: