sexta-feira, janeiro 29, 2010

Eleições? PS cai e PSD sobe nas intenções de voto....

Segundo a TSF, "no mês da negociação e apresentação da proposta de Orçamento de Estado para 2010, Cavaco e Sócrates reforçam a popularidade, segundo o Barómetro Marktest para a TSF e Económico. A um ano das eleições presidenciais e com Manuel Alegre já na estrada, Cavaco Silva retoma os níveis de popularidade da primeira metade do mandato. O Presidente da República sobe meio ponto percentual e regressa à fasquia dos 60 por cento de aprovação, um valor ainda longe dos quase 70 por cento registados no final de 2007. Em mês de orçamento, muito negociado, José Sócrates sobe 2,7 por cento em relação ao último barómetro, de Novembro, passando de 37,6 para 40,3 por cento de opiniões positivas. Nas intenções de voto, o Barómetro Marktest para a TSF e Económico revela ligeiras variações. A disponibilidade para negociar as contas do Estado fez bem ao PSD. Os social-democratas deram um salto de quase dois pontos percentuais, passando de 27,4 para 29,2 por cento, mas continuando ainda a mais de 10 pontos do PS. Já o partido liderado por José Sócrates perdeu 0,6 por cento, passando de 41,1 para 40,5. O CDS-PP mantém o terceiro lugar, mas cai um ponto, de 11,2 para 10,2 por cento.
Na esquerda, o Bloco cai um 1,3 para os 5,5 por cento, enquanto o PCP regista a segunda maior subida nas intenções de voto, subindo um ponto percentual para os 8,5 por cento. Entre os líderes partidários, Paulo Portas continua a ter a melhor imagem e Manuela Ferreira Leite mantém-se como a menos desejada. À esquerda do PS, Jerónimo de Sousa cai quase um ponto e Francisco Louçã perde 3,5 por cento, sendo, ainda assim, o terceiro líder mais popular, logo abaixo de Cavaco e Portas
Ficha técnica:
A sondagem da Marktest para a TSF e Económico foi realizada entre 19 e 23 de Janeiro. O objectivo foi conhecer as intenções de voto nas legislativas e a avaliação do desempenho dos líderes políticos. O universo é a população de Portugal Continental com mais de 18 anos e telefone fixo, enquanto a amostra é de 803 inquiridos. Foram feitas 161 entrevistas na Grande Lisboa, 88 no Grande Porto, 126 no Litoral Centro, 156 no Litoral Norte, 181 no Interior Norte e 91 no Sul. O intervalo de confiança desta sondagem é de 95 por cento e a margem de erro de 3,46 por cento"

Sem comentários: