sexta-feira, janeiro 29, 2010

Jornalismo: residentes no Sul consomem mais televisão

Durante o ano de 2009, cada português viu, em média, por dia, em sua casa, 3 horas, 29 minutos e 6 segundos de televisão, menos 6 minutos e 5 segundos do que no ano anterior. A análise por targets mostra comportamentos diferentes face a este meio. A idade e a situação no lar são as variáveis que mais influenciam o consumo de televisão, já que é aqui que se observam maiores diferenças de comportamento entre os indivíduos. Os maiores consumidores deste meio são, por região, os residentes no Sul, com 3h39m53s (mais 5.2% do que a média do universo); por classe social, os indivíduos da classe baixa, com 4h21m32s (mais 25.1% do que a média do universo); por sexo, as mulheres, com 3h45m17s (mais 7.7% do que a média do universo); por idade, os indivíduos com mais de 64 anos, com 5h06m28s (mais 46.6% do que a média) e, por situação no lar, as donas de casa, com 4h15m44s (mais 22.3% do que a média). Pelo contrário, os jovens entre os 15 e os 24 anos e os indivíduos das classes sociais alta e média alta são os que apresentam os índices de audiência de televisão mais baixos.
Os idosos são, segundo estes números, o grupo sociodemográfico com maior consumo de televisão. A sua curva de audiência média é representada no gráfico seguinte, onde se observa uma clara alteração de preferências a partir das 21h45m. Se, até essa hora, a RTP1 é líder neste segmento populacional, depois dessa hora é a TVI que lidera as preferências deste grupo. Esta análise foi realizada com base em dados da Marktest Audimetria e da MediaMonitor, através da Markdata Media Workstation (MMW)/Telereport (fonte: Marktest.com, Janeiro de 2010)

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