domingo, março 21, 2010

Assembleia da República: Gama "puxa orelhas" a deputado e a secretário de Estado..

Segundo o Correio da Manhã, num texto do jornalista Teresa Oliveira, "o debate parlamentar sobre a violência escolar ficou ontem marcado por críticas severas do presidente do Parlamento ao deputado do PS José Lello e ao secretário de Estado da Educação, Torcato da Mata. Jaime Gama chamou a atenção a José Lello para o facto de o Parlamento ser 'um espaço público' e os computadores utilizados pelos deputados não serem pessoais mas sim de 'serviço público'. Esta foi a resposta de Gama às queixas de Lello, que acusava os repórteres de fotografar o seu computador. 'O senhor jornalista não pode fotografar o que tenho aqui. Isso desrespeita a minha privacidade', disse Lello, que, em protesto, bateu com força a tampa do computador, gesto seguido por outros deputados do PS. O jornalista em causa é João Cortesão, repórter fotográfico do CM, que disse: 'Estava apenas a fazer o meu trabalho e não fotografei nenhum computador.' 'Eu só falei da situação dos repórteres andarem ali debruçados a tirar fotografias aos nossos computadores; aos decotes das deputadas... Aquilo não é a aldeia dos macacos', disse ao CM o deputado.
TORCATO DA MATA DESCONHECE PROTOCOLO
O debate sobre o Estatuto do Aluno ficou ainda marcado pela intervenção do secretário de Estado da Educação, João Torcato da Mata, que se dirigiu à Assembleia sem usar a forma regimental. O presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, repreendeu-o por duas vezes e chegou mesmo a proibir-lhe o uso da palavra. 'Tem de se levantar, e a fórmula é ‘senhor presidente’ e ‘senhores deputados’', avisou Gama. Mas só à terceita tentativa é que Torcato da Mata iniciou a sua declaração conforme o protocolo".
***
O deputado socialista pediu restrições à mobilidade dos jornalistas dentro da sala do hemiciclo. Tudo por causa dos ecrãs de computador que ficam virados para as objectivas.

Sem comentários: