quinta-feira, dezembro 23, 2010

Cavaco Silva reeleito à primeira volta das Presidenciais

Segundo a SIC, "Cavaco Silva aumentou a vantagem que o separa de Manuel Alegre na candidatura às eleições Presidenciais. Na sondagem da SIC, Expresso e Rádio Renascença, o actual Presidente foi o único que subiu, no ultimo mês, nas intenções de voto dos portugueses. De acordo com os dados de Dezembro, Cavaco Silva é reeleito, sem dúvida, à primeira volta. A um mês das Presidenciais, Cavaco Silva consolida a reeleição à primeira volta. Se as eleições fossem hoje, 60% dos portugueses votariam no actual Presidente. Mais 3% do que em Novembro. Metade optaria por Manuel Alegre que baixa 2% nas intenções de voto. Também a descer está Fernando Nobre, que surge na terceira posição. Francisco Lopes regista mais uma descida e mantém-se como quarta opção. Defensor Moura tem apenas 0,7% das intenções de voto e confirma uma tendência de descida que afecta todos os adversários de Cavaco Silva.
Projecção
Estes são os dados projectados do estudo da Eurosondagem baseado nestes resultados globais onde constam os inquiridos que não sabem ou não respondem.
Cavaco Silva - 60,0%
Defensor de Moura - 0,7%
Fernando Nobre - 4,8%
Francisco Lopes - 4,5%
Manuel Alegre - 30,0%
Total 100,0%
O estudo foi efectuado entre os dias 15 e 20 de dezembro, na semana em que decorreram os quatros primeiros debates televisivos entre os candidatos. Foram validadas 2052 entrevistas. A Eurosondagem recorreu à utilização de boletins de votos colocados em urna fechada. O erro máximo da amostra é de pouco mais de 2%.
FICHA TÉCNICA
Estudo de Opinião efectuado pela Eurosondagem, S.A. nos dias 15 a 20 de Dezembro de 2010, tendo como Universo a população com 18 anos ou mais, residente em Portugal Continental. Entrevistas directas e pessoais, realizadas por entrevistadores seleccionados e supervisionados, em 20 Freguesias de Portugal Continental escolhidas de modo a que, no seu conjunto, o resultado verificado nas últimas eleições para a Presidência da República se aproxima do resultado nacional. Aos entrevistados foi apresentado um Boletim de Voto, sendo-lhes solicitado que assinalassem, no mesmo, a sua intenção de voto e que o colocassem na urna fechada de que o entrevistador dispunha para o efeito. A lista dos candidatos foi apresentada por ordem alfabética. Foram efectuadas 2.500 tentativas de recolha de voto, e destas 448 (17,9%) não aceitaram colaborar no Estudo. Foram validadas 2.052 respostas, correspondente a 82,1%, que constituem a amostra, distribuídas, em termos geográficos, por: - Região Norte, 20,5%; A.M. do Porto, 14,6%; Região Centro, 29,5%; A.M. de Lisboa, 25,6%; e Região Sul, 9,8%. O erro máximo da Amostra é de 2,16%, para um grau de probabilidade de 95,0%. Um exemplar deste Estudo de Opinião está depositado na Entidade Reguladora para a Comunicação Social".
***

Sem comentários: