quinta-feira, março 31, 2011

Incompetência da governação socialista? Não, a culpa é do PSD...(VII)

Segundo a Agência Financeira/TVI, "sempre, sempre a subir. Os juros da dívida pública têm estado imparáveis, renovando máximos sucessivos. Até algumas maturidades de curto prazo têm já juros mais altos do que as de longo prazo. Isto indica que os mercados já nem na capacidade de Portugal em pagar um empréstimo de curto prazo confiam. A revisão em alta do défice de 2010 veio agravar a escalada, com recordes atrás de recordes. Já está mesmo «tudo pronto» para o resgate. Falta só o Governo decidir-se pelo pedido de ajuda. Na maturidade a dois anos já foram alcançados novos máximos esta quinta-feira, nos 8,255%, depois nos 8,265% e em menos de meia hora atingiu o pico dos 8,286%. Depois de o INE ter revelado um défice de 8,6% em 2010, escalaram até aos 8,418%. Também as Obrigações do Tesouro a 10 anos fixaram um novo recorde: já vão nos 8,536%. Os juros a cinco anos têm também protagonizado uma forte escalada nas últimas sessões, tendo batido novo recorde nos 9,355% - o valor mais alto desde que Portugal entrou no euro.

Fasquia dos 9% superada em vários prazos

Nas restantes maturidades há também valores nunca antes vistos: os juros a três anos já tocam os 9,261%, a quatro e a seis também também já superam essa barreira, a sete, oito e nove anos para lá caminham, estando bem acima dos 8%.

«Spread» face à Alemanha também atinge recorde

Com este cenário, não é de admirar que a diferença entre o que os investidores cobram para adquirir dívida portuguesa em detrimento da alemã seja cada vez maior. O chamado spread atingiu mesmo um recorde de 517,3 pontos base. Para se ter uma ideia do agravamento, há cerca de duas semanas rondava os 430 Na Alemanha, os juros estão nos 3,3%, numa trajectória que se tem mantido estável. Por cá, a curva é sempre ascendente. Aliás, no espaço de três meses, os juros da dívida soberana dispararam 34%. Os avisos e as pressões sobre Portugal repetem-se. A agência de notação financeira Fitch veio ontem dizer que ou pedimos ajuda, ou a nossa avaliação pode baixar. A ameaça já começa a ter efeitos: a CGD já levou com um corte de rating em dois níveis".

Sem comentários: