sexta-feira, abril 29, 2011

De onde virá o dinheiro?



"Cinco países do mundo suportam metade da ajuda a Portugal

Alemanha, França, Itália, Espanha e Estados Unidos são os cinco países que vão garantir mais de metade da assistência financeira a Portugal. Os estados da Zona Euro contribuem para a ajuda através do Fundo Europeu de Estabilização Financeira e do FMI. Os EUA, devido ao seu peso no FMI, protagonizam o quinto maior contributo, superior ao de todos os outros países da união monetária.

Estados Unidos, Japão e China concentram um terço do apoio financeiro que vai ser garantido pelo FMI

A parcela que, de acordo com a sua quota, cabe a Washington dá aos norte-americanos o quinto lugar no conjunto dos países que vão ajudar Portugal. Se aplicarmos a nova estrutura de quotas do FMI, a China dará o terceiro maior contributo na ajuda financeira a Portugal. O peso dos EUA faz com que tenha o quinto maior contributo global, logo a seguir à Espanha.

FMI suporta um terço do apoio

Se a ajuda a Portugal for de 80 mil milhões de euros - ainda um valor indicativo, o Fundo Monetário Internacional financiará cerca de 26,7 milhões de euros, um terço do total. E será a terceira vez que o FMI intervirá em Portugal em quatro décadas. O financiamento do défice público e da dívida poderá absorver mais de 60 mil milhões de euros. De acordo com o PEC IV, essas são as necessidades financeiras do sector público administrativo, o que inclui o défice público e as amortizações de dívida pública. As novas actualizações do défice podem elevar este valor" (fonte: Jornal de Negócios)

Sem comentários: