sexta-feira, agosto 26, 2011

Quando Kadhafi e Condoleezza Rice eram amigos

Segundo o site da RTP, "não sendo claro o atual paradeiro do coronel Kadhafi, uma relíquia encontrada nos seus aposentos depois de os rebeldes terem tomado conta do complexo de Bal al-Aziziyah poderia, no entanto, elucidar-nos sobre os pensamentos do ditador quando era ainda o líder supremo da Líbia. Não uma foto, nem duas, mas todo um álbum com imagens da antiga secretária de Estado norte-americana Condoleezza Rice encontrava-se entre os pertences de Muammar Kadhafi que acabaram por ser pilhados após a entrada dos operacionais rebeldes no último reduto do ditador, em Trípoli. De acordo com o online Huffington Post, que noticia este facto, a notícia acaba por não constituir surpresa total, já que – de acordo com o canal MSNBC – Kadhafi não fazia segredo da sua extrema admiração por Rice.“Leezza, Leezza, Leezza” À cadeia do Qatar Al Jazeera, Muammar Kadhafi terá declarado em 2007: “Eu apoio a minha querida mulher africana”. Referia-se a Condoleezza Rice, então secretária de Estado na equipa do Presidente George W. Bush.“Eu admiro e estou muito orgulhoso da forma como ela se senta para trás e dá ordens aos líderes árabes… Leezza, Leezza, Leezza. Eu amo-a muito. Admiro-a e estou orgulhoso dela porque é uma mulher negra de origem africana”, foi ainda registado pela cadeia qatariota nessa intervenção de Kadhafi. De acordo com o Huffington Post, Condoleezza Rice tornou-se em 2008 na primeira governante dos EUA a visitar a Líbia oficialmente desde 1953. Na altura o Departamento de Estado fazia saber que Rice e Kadhafi mantiveram um jantar privado e que o líder líbio ofereceu à representante norte-americana várias prendas no valor de centenas de milhar de dólares, entre as quais um medalhão com a foto do coronel.Num gesto mais contido, Rice ofereceria a Kadhafi, em nome dos Estados Unidos, uma réplica em prata do selo norte-americano"

Sem comentários: