quarta-feira, novembro 09, 2011

Desporto garante audiências

Esta é uma das conclusões do estudo Yearly Sport Key Facts, que a Eurodata TV Worldwide está a lançar. "2011 foi um ano de oportunidades para eventos locais e pan-regionais: a Super Bowl, que venceu o primeiro prémio Internacional de Audiências de TV de desporto no Sportel Mónaco, é o exemplo perfeito". As palavras são de Jacques Braun, Vice Presidente da Eurodata TV Worldwide, no lançamento do Yearly Sport Key Facts - edição de 2011, que acrescenta ainda: "O desporto continua a ser um formidável gerador de audiência". Entre os insights desta análise divulgados pela Eurodata TV Worldwide, estão a feminização tanto dos eventos desportivos como das audiências, a capacidade do desporto gerar acréscimos de audiência ou a opção de emitir eventos em canais cabo ou TDT irmãos dos free to air. Eventos como o Mundial Feminino da FIFA, o Mundial de Rugby, os Campeonatos Mundiais de Natação da FINA, os Campeonatos do Mundo de Atletismo da IAAF, o Tour de France, os torneios de ténis de Roland Garros ou Grand Slam, a Asian Cup, a AFF Suzuki Cup ou o Mundial de Rugby são alguns dos eventos analisados no Yearly Sport Key Facts 2011 e que, de acordo com a Eurodata TV Worldwide, mostraram que o desporto continua a ser uma opção ganhadora para as estações tendo em conta os resultados de audiência obtidos. Esta análise abre também boas perspectivas para os eventos desportivos que se aproximam e de que se destacam o Europeu de Futebol e os Jogos Olímpicos de Londres, ambos em 2012, eventos onde a Eurodata TV Worldwide julga que se irão registar recordes de audiência. Criada pela Médiametrie, a Eurodata TV distribui informação de audiências e de programas em vários países, com base em parcerias com as empresas locais de audimetria. Em Portugal, a informação é fornecida pela Marktest Audimetria, a empresa do Grupo Marktest responsável pela recolha da informação de audiências de televisão. A Eurodata analisa os dados de audiência com base em software desenvolvido pela Markdata, a empresa do Grupo Marktest especializada no desenvolvimento de software de análise de media" (fonte: Marktest.com, Novembro de 2011)

Sem comentários: