quarta-feira, novembro 09, 2011

Governo dá luz verde para venda da Groundforce à Aviapartner com 43,5 milhões de prejuízos!

Segundo a jornalista do Publico, Raquel Almeida Correia, a “TAP vai desfazer-se da empresa de handling com prejuízos de 43,5 milhões, esperando um encaixe total de 55 milhões de euros. O secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações avançou hoje à Lusa que a venda da Groundforce aos belgas da Aviapartner já foi aprovada pelo Governo. “O meu despacho e da senhora secretária de Estado do Tesouro e Finanças já foram dados relativamente a esse processo”, afirmou, escusando-se a avançar a decisão do Executivo. O processo “está agora a seguir a tramitação normal e, em breve,” será conhecida a decisão do Governo sobre esta matéria, acrescentou. Tal como o PÚBLICO noticiou, a Groundforce vai ser vendida pela TAP ao grupo belga Aviapartner. A companhia de aviação tinha enviado, em Setembro, um pedido de autorização do negócio ao Ministério das Finanças e ao Ministério da Economia e aguardava, agora, por uma decisão das tutelas. Na carta assinada por Fernando Pinto, a transportadora aérea, em vias de privatização, esclarecia que a intenção é vender 100% do capital da operadora de handling, que em 2010 gerou prejuízos de 43,5 milhões de euros. A venda seria feita em duas fases: a alienação de 49,9% do capital por três milhões de euros, seguida de uma reestruturação que dividiria a Groundforce em quatro sociedades e com a garantia de manutenção da TAP como cliente da Groundforce por um período de cinco anos. Os restantes 50,1%, actualmente parqueados na sociedade Europartners, seriam vendidos posteriormente, sendo que o encaixe global da operação está estimado em 55 milhões de euros. Esta venda está a ser pressionada pelo facto de o concurso de atribuição de licenças de handling para os aeroportos de Lisboa e do Porto terminar a 14 de Novembro (data limite para apresentação de candidaturas). Além disso, a TAP está obrigada pela Autoridade da Concorrência a efectuar a alienação até dia 19 deste mês porque o regulador concluiu que existem entraves à concorrência na manutenção da Groundforce nas mãos da companhia portuguesa. A Aviapartner esteve reunida com os principais sindicatos ligados à empresa de handling em Outubro, tendo conseguido chegar a acordo quanto a alterações nos procedimentos laborais e no actual Acordo de Empresa (AE). Com a autorização do Governo, falta agora um acordo final entre a TAP e a Aviapartner”.

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