quarta-feira, novembro 02, 2011

Utilização de Internet aumentou 9 vezes em 15 anos

Os dados do Bareme Internet da Marktest, disponíveis no estudo Os Portugueses e as Redes Sociais 2011, mostram que a utilização da Internet em Portugal aumentou 9 vezes nos últimos 15 anos. De acordo com os dados do estudo Bareme Internet da Marktest,disponíveis no estudo Os Portugueses e as Redes Sociais 2011, o número de utilizadores de Internet em Portugal aumentou 9 vezes em 15 anos, passando de uma penetração de 6.3% em 1997 para 59.0% em 2011.

Os utilizadores de Internet já são maioritários em Portugal. O número de utilizadores de Internet em Portugal ultrapassou em 2009 o número dos que não a utilizam, totalizando 4,9 milhões de indivíduos no Continente.


Os mais jovens, os pertencentes às classes sociais mais elevadas e os estudantes são os grupos sociodemográficos os que se destacam, com taxas de utilização da net bastante acima da média. Mais de dois terços (67.2%) dos homens são utilizadores de Internet, tal como a maioria das mulheres (51.5% ), tendo entre elas a utilização de Internet crescido 14 vezes em 10 anos. A taxa de penetração mais elevada é observada junto dos estudantes: 99.8% deles utiliza a Internet, assim como 99.5% dos jovens dos 15 aos 17 anos, 98.8% dos quadros médios e superiores ou 96.7% dos indivíduos da classe social alta ou média alta. Entre os grupos com menor penetração da Internet registaram-se as maiores taxas de crescimento face a 1997. Assim, por exemplo, a penetração deste serviço aumentou 10 vezes junto dos indivíduos com mais de 34 anos e 36 vezes junto dos inactivos. Os Portugueses e as Redes Sociais é um novo estudo realizado pela Marktest Consulting com o objectivo de conhecer índices de notoriedade, utilização, opinião e hábitos dos portugueses face às redes sociais (fonte: Marktest.com, Novembro de 2011)

Sem comentários: