sexta-feira, dezembro 16, 2011

Grupo de empresários de S. Miguel vai estudar «dossier» RTP/Açores

Segundo o Correio dos Açores, "um grupo de empresários da Ilha de S. Miguel, está interessado em analisar o futuro modelo de funcionamento da RTP/Açores e candidatar-se à sua exploração. O projecto vem sendo analisado ao nível do grupo, que decidiu tornar público este interesse, depois de ter conhecimento de algumas manobras de bastidores que poderão hipotecar o futuro da própria RTP/Açores, quer seja na esfera publica ou privada. O grupo vai solicitar uma reunião com a administração da RTP, para formalizar o interesse em participar no projecto, e conhecer o seu modelo de funcionamento futuro.
Projecto de Cooperação empresarial liderado nos Açores
Um dos pressupostos que está na base deste projecto poderá passar pela cooperação empresarial com empresas ligadas ao sector, ou com pessoas que possam trazer valor acrescentado ao projecto. Neste sentido o grupo de empresários de S. Miguel está a encetar contactos com o Grupo NewsHold, um grupo de capitais angolanos que detém participações no Semanário Sol e no Jornal Correio da Manhã, e que está interessado em concorrer à privatização da RTP. Pelas necessidades de formação e de acesso ao “Know – How” tecnológico o grupo de empresários dos Açores defende a manutenção de uma ligação ao universo RTP, em moldes diferentes e que constituem aliás a base deste projecto. Outra das pessoas contactadas é o empresário Carlos Andrade, radicado nos EUA, um empresário de sucesso, e que está a desenvolver um novo projecto de um banco independente destinado a apoiar investimentos da comunidade luso-americana. O mercado das comunidades emigrantes constitui uma das grandes apostas do grupo, que pretende fomentar a promoção dos Açores junto das comunidades de emigrantes dos EUA e do Canadá, onde até há segunda geração estima-se que residem naquelas países mais de um milhão de pessoas.
Criar empresa para explorar área comercial
Entretanto o grupo pretende avançar para a constituição de uma empresa comercial, uma estrutura que ficará responsável por angariar toda a publicidade para o canal de televisão dos Açores, e que terá um papel fundamental no futuro daquele projecto, pela necessidade de regular o mercado e acima de tudo para dinamizar o segmento da publicidade para a televisão nos Açores, que nunca se desenvolveu, sendo uma das razões apontadas o facto das estruturas dirigentes estarem sediadas no continente e não conhecerem a realidade do nosso mercado. Esta situação pretende afastar também algumas movimentações que estão a ser neste momento tentadas, e que segundo fontes contactadas pelo CE, o actual director terá formalizado já alguns contactos com empresas locais para fazerem este trabalho, à margem de uma estratégia concertada, sobre o futuro do projecto, sendo que, qualquer decisão que possa ser tomada neste momento será revogada no futuro, pois o grupo pretende definir o modelo e acima de tudo criar os mecanismos de intervenção que considera prioritários e adequados à realidade do mercado, e não quer ser confrontado com contratos leoninos que possam colidir com os interesses do projecto e do seu desenvolvimento futuro.
Relações com a Média 9 serão alvo de auditoria
Outra situação que o grupo quer inteirar-se e esclarecer de imediato é os termos de funcionamento entre a Delegação da Terceira da RTP/Açores e a empresa Média 9, uma empresa que se desconhece verdadeiramente quem são os seus responsáveis, que nos contactos que tem na sua página de apresentação na net, não vem mencionada a sede, apenas os números de telemóvel, e que segundo fontes contactadas pelo CE, poderá em termos operacionais funcionar nas instalações da Delegação da Terceira da RTP/Açores. Esta empresa, que funciona como um produtora privada independente factura anualmente centenas de milhares de euros à RTP, numa situação que tem contribuído bastante para a desorçamentação da RTP/ Açores, e cujo contrato de prestação de serviços deve ser conhecido, pois a situação que existe neste momento, e segundo fonte contactada pelo CE, “esta empresa já vale mais em termos de custos do que o funcionamento da delegação da Ilha Terceira da RTP/Açores, o que não faz muito sentido suportar duas estruturas de custos para assegurar o mesmo trabalho”. Segundo a nossa fonte o grupo pretende apenas esclarecer situações que são faladas em surdina, mas que não existe coragem para as resolver, nem é uma questão de denunciar mas sim resolver, pois poderão estar a contribuir para a imagem de despezismo e de falta de controlo da aplicação dos dinheiros públicos, e que tem servido de argumento da administração da RTP e ao próprio governo da república para acabar com o projecto, ou transforma-lo em janela.
Emissão continua e apostar na produção regional
Não sendo empresários ligados ao sector da comunicação social, o grupo contudo apresenta um grau de conhecimento e de sensibilidade que demonstra que o projecto vem sendo amadurecido e pensado há já algum tempo. Assegurar a emissão diária com conteúdos locais e regionais, apostar na informação, em formatos actuais e que vão ao encontro das populações constitui preocupação deste grupo que segundo um dos seus elementos “ não vamos deixar fazer com a RTP/Açores o que se fez com o então BCA, que deveria ter sido adquirido por empresários locais, e conhecedores da especificidade do nosso mercado”. Para o grupo, a nossa riqueza cultural e científica, a nossa história, a nossa economia o desporto e a realidade social, são suficientes para assegurar a continuidade da RTP/Açores, que irá claramente assumir-se como um canal regional, privilegiando a promoção da Região no exterior, participando em eventos de interesse estratégico para os Açores. A necessidade de promover de forma continua a unidade entre as ilhas e de divulgar a realidade dos Açores no exterior é um projecto que nunca se esgota. Para o grupo seria importante para salvaguardar o futuro da RTP/Açores demitir o actual director Pedro Bicudo, pelo esvaziamento que conduziu a instituição, e porque a sua actuação poder colidir com os interesses da instituição
”.

Sem comentários: