sexta-feira, dezembro 16, 2011

Passos Coelho com melhor índice de imagem

Depois de um mês de forte quebra na imagem dos políticos nacionais, os dados de Novembro do Barómetro Político Marktest vêm mostrar subidas no saldo de imagem dos líderes partidários, sendo agora o Primeiro-ministro o político com melhor avaliação. Analisando dos dados do Barómetro Político Marktest de Novembro, verificou-se uma melhoria generalizada no saldo de imagem dos líderes partidários com assento parlamentar, bem como no saldo de imagem do Presidente da República. O Presidente da República, Cavaco Silva, obteve em Novembro um saldo de imagem de 5.1%, registando uma subida mensal de 13.8 pontos percentuais, mas uma quebra anual de 24.1 pontos percentuais.


O Primeiro-ministro e líder do PSD, Pedro Passos Coelho, foi em Novembro o líder partidário a registar o melhor saldo de imagem, sendo também o único líder com saldo positivo. De -8.1% em Outubro, passou para 6.9% em Novembro, o que correspondeu a uma subida de 14.9 pontos percentuais, a maior entre os políticos em análise. Paulo Portas, líder do CDS-PP, obteve o segundo melhor saldo de imagem, com -2.4%, uma subida mensal de 4.6 pontos percentuais e anual de 2.6 pontos percentuais. Seguiu-se o líder do PS, António José Seguro, com um saldo de -5.3%, e o líder do PCP, Jerónimo de Sousa, com -12.1%. O líder do Bloco de Esquerda foi o líder partidário com pior imagem (facto que se mantém desde Setembro), apresentando em Novembro -22.7%, correspondendo a uma subida mensal de 6.8 pontos percentuais mas a uma quebra anual de 14.1 pontos percentuais.


O Barómetro Político Marktest é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. O saldo de imagem resulta da diferença entre as opiniões positivas e as negativas, ponderada pelo peso das respostas expressas (fonte: Marktest.com, Dezembro de 2011)

Sem comentários: