quarta-feira, abril 18, 2012

Imagem dos líderes partidários negativa

Em Março, de acordo com os dados do Barómetro Político da Marktest, todos os políticos obtiveram um saldo de avaliação negativo, facto que se verifica desde Dezembro de 2011. Os dados do Barómetro Político Marktest de Março mostram que o saldo de imagem de todos os líderes partidários com assento parlamentar é negativo, tal como o saldo do Presidente da República. De facto, o saldo de Cavaco Silva tem vindo a descer desde Dezembro de 2011, apresentando neste último mês o valor mais baixo e sempre: -32.1%. Este valor representou uma quebra mensal de 0.4 pontos percentuais e anual de 42.9 pontos percentuais. O Presidente da República é também, entre os políticos em análise, o que registou o saldo de imagem mais baixo

No que respeita aos líderes partidários com assento parlamentar, António José Seguro, líder do PS, foi o que apresentou o saldo de imagem mais baixo (-19.4%) tendo sido o único líder a protagonizar uma quebra mensal: -5.6 pontos percentuais. Francisco Louçã, líder do Bloco de Esquerda, não foi além de um saldo de -15.8% (a segunda pior imagem, entre os líderes partidários). Ainda assim, este valor correspondeu a uma subida mensal de 6.4 pontos percentuais - a maior subida entre Fevereiro e Março - e homóloga de 2.6 pontos percentuais. Pedro Passos Coelho, Primeiro-ministro e líder do PSD, registou um saldo de -14.8%. Este valor correspondeu à segunda maior subida mensal entre os líderes partidários em análise: 5.3 pontos percentuais. Paulo Portas, líder do CDS-PP, registou em Março um saldo de imagem de -13.8%, mais 2.5 pontos percentuais que o observado em Fevereiro. O líder do PCP, Jerónimo de Sousa foi, tal como em Fevereiro, o líder partidário com melhor saldo de imagem. Ainda assim, este valor não foi além de -8.7%, subindo 0.9 pontos percentuais, entre Fevereiro e Março. O gráfico permite acompanhar a evolução da avaliação da actuação destas personalidades:


O Barómetro Político Marktest é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. O saldo de imagem resulta da diferença entre as opiniões positivas e as negativas, ponderada pelo peso das respostas expressas (fonte: Marktest.com, Abril de 2012)

Sem comentários: