terça-feira, maio 29, 2012

Sondagem do DN: "Era uma vez a maioria social-democrata

"O comportamento do eleitorado madeirense mudou. Porventura por culpa das decisões governativas, das ofensas parlamentares e das suspeitas por esclarecer, casos de sobra que afectam o PSD-M, que lhe tiram a maioria absoluta e que enfraquecem a máquina sempre vencedora. Entre as 'Regionais' de 9 de Outubro último e o estudo de opinião encomendado pelo DIÁRIO e pela TSF à Eurosondagem, realizado a 24 e 25 deste mês, passaram quase oito meses. Neste período de tempo, o PSD-M manteve a tendência revelada em 2001. Continua a ser o mais votado, mas a perder eleitorado e influência, descendo dos 48,6% obtidos no último sufrágio para os 43,9% da projecção que hoje apresentamos. Assim, a diferença entre o resultado projectado e o das últimas eleições é negativa, rondando os cinco pontos percentuais. Se as eleições fossem por estes dias, a segunda força política na Região continuaria a ser o CDS-PP. É o partido que mais sobe, para valores próximos dos 4 pontos percentuais, ultrapassando a fasquia dos 21%. Em alta também está o PS-M, embora só com dois pontos percentuais. Ambos beneficiam claramente de uma maior proximidade em relação aos cidadãos. Os restantes partidos com assento na ALM revelam poucas oscilações, embora todas positivas, com excepção do PTP que cai quase três pontos percentuais. Caso os madeirenses fossem agora chamados a votos cerca de 20% dos inquiridos não sabiam em quem votar. E, neste capítulo, o eleitorado do sexo feminino tem mais dúvidas do que o masculino.
Medidas de austeridade penalizam presidente do governo
Alberto João Jardim não está a honrar os compromissos assumidos na campanha que lhe garantiu a reeleição em Outubro passado. À pergunta "Considera que, ao aplicar as medidas de austeridade na Região nos últimos meses, o presidente do Governo mentiu aos madeirenses?", 56,1% dos inquiridos no estudo de opinião encomendado por DIÁRIO e TSF à Eurosondagem não hesitam em criticar a postura do chefe do executivo. Uma espécie de 'moção de censura' antecipada, com números eloquentes, até porque as dúvidas são poucas: apenas 16,6% evitaram responder à questão.
PP, PS e CDU sobem; BE volta
A mesma sondagem, realizada na Região nas passadas quinta e sexta-feira, revela que se as eleições fossem hoje os social-democratas perdiam três deputados, o suficiente para deixarem de ter maioria parlamentar, actualmente presa por valor idêntico. CDS-PP, PS e CDU ganhavam mais um parlamentar, enquanto PND, PAN e MPT não sofreriam qualquer alteração, graças a terem registado melhorias mínimas, mas suficientes para manter representação parlamentar.Em queda está o PTP que perderia um dos três deputados. Quem fica a ganhar nesta sondagem é o Bloco de Esquerda, que regressava ao parlamento madeirense, que assim atingiria novo máximo histórico ao albergar nove partidos. O estudo hoje apresentado permite ainda concluir que PSD, CDS, PS, PTP e PAN têm melhores resultados junto do eleitorado do sexo feminino. CDU, PND, MPT e BE têm mais preferências junto do eleitorado masculino
" (texto do jornalista Ricardo Oliveira do DN do Funchal com a devia vénia)

Sem comentários: