sexta-feira, março 15, 2013

Papa nunca teve celular e não sabe usar computador, diz jornalista

Li no Globo que “os gestos que chamaram a atenção em Roma - de que o Papa Francisco preferiu se locomover de ônibus com outros cardeais, no lugar da limusine reservada ao Papa - são gestos com os quais todos em Buenos Aires estão familiarizados. E que não surpreendem a jornalista Virginia Bonard, que conhece Bergoglio, pois colabora com a arquidiocese e trabalha para publicações religiosas.
- Ele nunca se locomove de carro. Às vezes, quando se deslocava para uma pastoral, dizíamos: ‘venha de carro conosco’. Ele respondia: ‘não, não, vou tomar o ônibus 143’. Estas são coisas que vão marcar seu Pontificado: simplicidade e humildade.
Virginia, uma das poucas jornalistas argentinas na sala de imprensa do Vaticano quando o nome de Bergoglio foi anunciado, pulou e chorou com a notícia. A caminho de Roma, ainda em Buenos Aires, quando o conclave ainda não havia nem começado, ligou para Bergoglio:
- Ele me perguntou: o que precisa? Onde vai se hospedar? - lembra-se. - Ele nunca teve celular. Não sabe usar computador. Em novembro de 2011, me disse: quando deixar (a arquidiocese) vou estudar computação.
Mas os cardeais presentes no ônibus levaram um susto quando o Pontífice entrou no veículo e sentou-se ao lado de dom Raymundo Damasceno, cardeal arcebispo de Aparecida (SP).
- Conversamos como conversam dois velhos amigos, já que nós somos conhecidos - disse o cardeal ao site católico “Canção Nova”.
Sinais de uma espontaneidade que o cerimonial do Vaticano luta para se adaptar.
- Quando se retirou para a residência, onde estavam os cardeias, ele não quis entrar no carro papal; disse que ia junto com os demais para a residência, onde insistiu em pagar as despesas - disse o Cardeal francês Jean-Pierre Ricard.
O guarda-roupa do Pontífice também já passou por alterações. Os sapatos vermelhos de Bento XVI, equivocadamente citados como da grife Prada, foram trocados por calçados pretos. Quando cumprimentou os fiéis pela primeira vez, deixou de lado a mozeta vermelha - uma pequena capa usada sobre os ombros - e a cruz de ouro normalmente usada pelos Pontífices. No lugar dela, exibiu a cruz que carrega desde que se tornou arcebispo de Buenos Aires.
Novo Pontífice já é pop em loja de suvenir
No dia seguinte à escolha do novo Papa, a imagem de Francisco já aparecia estampada nos mais diversos itens vendidos em lojas de suvenires no Vaticano e em outros lugares da Itália e do mundo. Na velocidade da informação, a figura do Papa é imediatamente reconhecida e cultuada em diferentes pontos do planeta. O Papa é pop, e uma pequena indústria já se desenvolve em torno de sua imagem. O artesão Genny Di Virgilio trabalhou com cuidado a estatueta do Papa em sua loja em Nápoles. Já no Vaticano, a foto do argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa latino-americano, era vista em porta-terços, cartões-postais e relógios. O desapego jesuíta de Bergoglio passa a esbarrar, a partir de agora, no interesse que sua nova condição desperta. E isso implica em uma superexposição, da qual ele não terá mais como se livrar"