sábado, setembro 28, 2013

Vai ser possível saber quem venceu as autárquicas a partir das 22h de domingo



Segundo o jornalista do Jornal de Negócios Bruno Simões, as “primeiras mil freguesias devem ser contadas rapidamente. Vai haver dois centros telefónicos a receber os votos: um em Lisboa e outro no Porto. A partir das 22h00, os resultados já serão fiáveis e permitirão perceber quem venceu as eleições. No próximo domingo, as primeiras mil freguesias deverão estar contabilizadas “entre as 21h00 e as 22h00”, antecipa Jorge Miguéis, director-geral de Administração Interna. Nesse período, já estarão disponíveis “resultados significativos” do acto eleitoral. Mas só a partir das 22h00 é que haverá “resultados fiáveis” sobre quem venceu as eleições. “Resultados que indiciem a tendência de vitória no País, uma tendência nacional dos municípios já apurados, nunca estarão disponíveis antes das 22h00”, prevê Jorge Miguéis. A Direcção-geral de Administração Interna tem a responsabilidade de organizar o acto eleitoral. No próximo domingo, assim que as urnas fecharem, às 19h00, os votos começam logo a ser contados. Em algumas freguesias, mais pequenas, essa contagem pode ser concluída “em apenas uma hora”. “Noutras freguesias são duas horas, noutras três”, exemplifica o responsável. A dimensão da freguesia determina o tempo necessário para a contagem dos votos. Depois de contados os votos, eles serão transmitidos por telefone para dois centros de recolha de resultados da DGAI, um em Lisboa e outro no Porto, que terão cerca de 100 pessoas a receber os resultados eleitorais. Segundo apurou o Negócios junto do secretário de Estado da Administração Interna, Filipe Lobo d’Ávila, “as freguesias ligam para apenas um número de telefone”, e a chamada cai em algum dos centros de forma automática.
O “Sol” escreve hoje que será um “call center” da PT a receber os dados, o que caiu mal dentro do Executivo. Com o fim dos Governos Civis, e tal como o Negócios já tinha escrito, a responsabilidade de apuramento de votações passou para a DGAI. Mas a estrutura, como não tem meios, teve de reforçar o pessoal junto da PT. Foi a própria DGAI a dar formação a esta centena de técnicos, segundo foi possível apurar. Passos Coelho e restantes ministros terão um acesso privilegiado aos resultados
Os resultados das primeiras mil freguesias, mais pequenas, deverão ser apurados rapidamente. Mas as restantes duas mil, por causa das agregações, podem demorar mais tempo a transmitir os resultados. Dentro do Governo, a expectativa é que essas freguesias mais populosas apenas comuniquem as votações entre as 23 e as 24h00.
Quando as freguesias contactarem o centro de recolha, terão de fornecer “uma senha e contra-senha” para serem identificadas – esta semana já foram testadas, com sucesso, todas as senhas, assegura Filipe Lobo d’Ávila. Depois de validado o registo, o operador recebe os resultados e introdu-los no sistema do Ministério da Justiça. As votações são publicadas e actualizadas em tempo real no site que o Governo criou para o efeito, e que permite acompanhar o escrutínio provisório. Os órgãos de comunicação social – entre os quais o Negócios – e os membros do Governo terão um acesso privilegiado aos dados que vão sendo publicados, explica Jorge Miguéis. “É um acesso específico, dedicado e mais rápido”, especifica. O site do Ministério da Justiça vai ser muito visitado, o que vai significa que os dados são disponibilizados “com menos rapidez”. O primeiro-ministro e os ministros vão conseguir saber “sem constrangimentos” todos os resultados à medida que forem publicados.
Em 2009 houve 200 juntas que se esqueceram de comunicar os resultados
O Governo está interessado “em passar despercebido”, o que será um indicador de que não houve problemas na eleição, afirma Filipe Lobo d’Ávila. No TagusPark estará a funcionar uma sala de situação, da responsabilidade da Direcção-Geral de Infraestruturas e Equipamentos (DGIE), que vai monitorizar ao segundo tudo o que está a acontecer no País. “Há um controlo de todas as plataformas e das máquinas que suportam estes sistemas”, explica o secretário de Estado. “Pode haver necessidade de tentar apurar por que é que alguns resultados não foram enviados, e na sala de situação podem tomar-se medidas na hora”, exemplifica Lobo d’Ávila, que será uma das presenças nesta estrutura durante a noite eleitoral. Este acompanhamento pode ser importante para evitar situações como em 2009. “Algumas freguesias só entregaram os resultados às 4:00 do dia seguinte, porque os membros da mesa foram-se embora sem comunicar os resultados”, recorda Jorge Miguéis. Segundo foi possível apurar, isso aconteceu em cerca de 200 juntas. Nessas situações, é necessário entrar em contacto com os membros das mesas de voto para que estes regressem ao local e comuniquem os resultados”.