segunda-feira, outubro 28, 2013

Faz o que eu digo, mas não o que faço: nova sede do BCE custa mais 600 milhões do que orçamentado

Escreve o Dinheiro Vivo: "Faz o que eu digo, mas não faças o que eu faço, parece ser o lema do Banco Central Europeu (BCE) em relação à construção da sua nova sede na cidade de Frankfurt, Alemanha. O banco, um dos três credores internacionais de Portugal, exige rigor nos esforços de consolidação orçamental aos países resgatados, mas na sua própria casa a organização liderada por Mario Draghi dá sinais de ser muito pouco rigorosa, com o orçamento para a sua nova sede a ultrapassar largamente as estimativas iniciais. Lançada em maio de 2010 pelo então presidente Jean-Claude Trichet, a sede tinha um custo inicial de 500 milhões de euros. Apenas três anos depois, os custos dobraram para 1,15 mil milhões e poderão mesmo chegar a 1,3 mil milhões, segundo avança a revista alemã Der Spiegel. Além dos custos, também os prazos de execução derraparam: o edifício deveria estar pronto em 2011, mas agora as melhores estimativas apontam para o final de 2014. Com 45 andares, a torre foi projetada pelo arquiteto austríaco Wolf Prix e o seu atelier Coop Himmelb(l)au O concurso para a construção do edifício foi suspenso em 2008, quando nenhuma empresa de construção europeia quis pegar num projeto que estava sub-orçamentado com um valor de 500 milhões. Mais tarde, a única empresa a apresentar uma proposta foi a Züblin AG, pertencente ao grupo austríaco Strabag, que estimou inicialmente o custo total em 1,3 mil milhões, valor agora apontado como hipótese final Além da nova sede do BCE, a Alemanha tem uma série de novos projetos públicos cujos custos e prazos ultrapassam em muito o desejável, como o novo aeroporto de Berlim e a filarmónica de Hamburgo. Numa audição efetuada antes do início da construção do edifício do BCE, o Tribunal de Contas Europeu concluiu que existiam problemas de controlo de custos e havia pouca transparência na atribuição de contratos. Além dos prazos e dos problemas financeiros, o projeto deparou-se com problemas técnicos quando foi iniciado: após a construção de uma garagem subterrânea verificou-se que os poços de ventilação eram aparentemente muito pequenos. As culpas foram atiradas para cima da empresa de construção sub-contratada que acabou por ver o seu contrato revogado"