quarta-feira, janeiro 29, 2014

Social TV – Casa dos Segredos e Factor X destacam-se

O serviço Social Media Explorer indica que Casa dos Segredos (TVI) e Factor X (SIC) são os programas de Tv com quem os portugueses mais interagem nos social media. A presença dos programas de televisão nas redes sociais é um fenómeno que se manifesta pela grande interacção dos telespectadores com este meio, principalmente na rede social Twitter. Com um epicentro maior nos programas de entretenimento ou na transmissão de eventos em directo, os telespectadores manifestam espontaneamente a sua opinião sobre o programa e o que lhes está a agradar ou a desagradar. A Marktest, através do Social Media Explorer, criou um painel de programas de televisão que recolhe todas as menções a esses programas desde Julho de 2013. O painel encontra-se focado nos programas de televisão com maior audiência, e naqueles que têm presença relevante nas redes sociais, nomeadamente no Facebook. Nesse painel, segmentado por tipos de programas, é notória a maior expressão nos programas de entretenimento e nos programas de ficção (séries e novelas). Numa análise ao evolutivo diário do número de menções no mês de Outubro, relativa aos programas de entretenimento, há dois programas que se destacam dos restantes: a Casa dos Segredos (TVI) e o Factor X (SIC). Exibem picos nos dias principais de transmissão, e, no caso da Casa dos Segredos, nota-se o efeito das rubricas diárias, que fazem com que a interacção com as redes sociais continue bem viva mesmo fora do dia principal deste programa, ao domingo. Analisando o mesmo evolutivo diário relativamente aos programas de ficção, a actividade é mais baixa que nos programas de entretenimento, mas, ainda assim, maior do que com outros tipos de programas. No mês de Outubro, registam-se dois picos, correspondentes à telenovela Mundo ao Contrário (TVI), no dia em que esta terminou, e à telenovela Belmonte (TVI), no dia seguinte. Quase todos estes programas com maior interacção nas redes sociais têm as suas próprias páginas de Facebook, e nalguns nota-se o esforço de dinamização da actividade nessas páginas, onde normalmente os posts colocados têm um engagement (soma de gostos, comentários e partilhas) grande, na ordem dos milhares de gostos. Alguns dos programas têm inclusivamente uma política de colocarem vários posts durante a transmissão do programa, revelando que não é apenas na rede social Twitter que as pessoas interagem durante a transmissão dos programas, mas também nas páginas de Facebook dos mesmos. No caso dos programas de entretenimento, são também as páginas de Facebook de Casa dos Segredos e de Factor X as que têm maior engagement, seguidas da página do programa Somos Portugal (TVI). Logo a seguir, entra o programa da RTP1 com maior repercussão nas redes sociais, o 5 para a meia noite. No caso dos programas de ficção, as novelas Belmonte e I love it, da TVI, destacam-se com um engagement muito superior ao dos outros programas. As redes sociais tornam-se assim um meio que traz vantagens aos programas de televisão em vários aspectos, permitindo-lhes: (i) aferir em tempo real o que é as pessoas gostam mais ou gostam menos nesses programas, (ii) interagir directamente com o seu público e (iii) aumentar a sua exposição e divulgação a um público mais alargado. Além da facilidade com que se pode fazer este tipo de análises através da recolha dos dados das redes sociais, mais interessante ainda se torna cruzar os mesmos com os dados de audiência de televisão. De facto, é possível traçar uma curva do evolutivo de menções e audiência minuto a minuto, e verificar, num dia de transmissão de um determinado programa, quando é que as pessoas estão a mencioná-lo nas redes sociais, comparando o número de menções com essa audiência. Tal já é possível em Portugal através de softwares como o e-telereport, onde se podem analisar os dados de audiência dia a dia, e em simultâneo verificar o impacto nas redes sociais para os principais programas.
Nota: Todas as estatísticas foram obtidas a 8 de Novembro 2013. O Marktest Social Media Explorer é um serviço para monitorizar os conteúdos que circulam nas redes sociais relacionados com marcas ou personalidades. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este serviço (fonte: Marktest.com, Janeiro de 2014)