domingo, julho 20, 2014

Nibali, o ‘ tubarão’ das BMX que reina na Volta à França

Escreve o DN de Lisboa que "Vincenzo Nibali, 29 anos, camisola amarela do Tour, prepara- se para fazer história e entrar no restrito lote de ciclistas que conseguiram conquistar as três grandes provas da modalidade – Volta à França, Volta a Espanha e Volta à Itália –, juntando- se a nomes como Jac ques Anquetil, Felice Gimondi, Eddy Merckx, Bernard Hinault e Alberto Contador. Falta- lhe ainda a Volta à França, mas pelo que se tem visto na edição deste ano, ninguém parece ter pernas para impedir que, dentro de uma semana, o especialista em montanha seja coroado nos Campos Elísios, em Paris. É verdade que Nibali, que em 2010 venceu a Volta a Espanha e quebrou um ciclo de 20 anos de jejum de triunfos italianos, beneficiou das desistências dos favoritos Chris Froome e Alberto Contador. Mas o seu domínio na Grande Boucle tem sido arrasador, como o comprovam as três vitórias em etapas e o segundo lugar alcançado ontem no alto de Risoul, que lhe permitiu reforçar a liderança na geral, agora com 4.37 minutos de vantagem sobre o segundo classificado, o espanhol Alejandro Valverde ( Movistar), e 4.50 minutos para o terceiro, o francês Romain Bardet ( AG2R).
O bichinho do ciclismo foi-lhe transmitido pelo pai Salvatore, que não perdia na televisão as grandes provas velocipédicas e tinha como ídolo o italiano Francesco Moser, que curiosamente venceu o Giro no ano ( 1984) em que Nibali nasceu. Foi na modesta casa em Messina, na Sicília, que começou a ganhar interesse pelas duas rodas. Nibali deu os primeiros passos nas BMX e em bicicletas de montanha. Na juventude gostava de caminhos e estradas sinuosas e nestas modalidades chegou a vencer algumas provas, alcançando mesmo um terceiro lugar num mundial de sub- 23 de Trial. Foi aqui que ganhou a alcunha de ‘ Tubarão’. Tornou-se ciclista profissional em 2005, juntado- se à equipa Fassa Bortolo. Na época seguinte, já com as cores da Liquigas, venceu o GP Oeste- França e no ano seguinte, em 2007, participou no seu primeiro Giro, terminando em 19. º lugar. No seu segundo Tour, em 2009, terminou em sétimo lugar à frente do seu compatriota Ivan Basso. E no Giro chegou a vencer uma etapa, que dedicou à sua avó. O ano de 2010 foi de consagração, ao vencer a Volta a Espanha, apesar de não ter ganho qualquer etapa. Em 2011, com a desqualificação de Alberto Contador, foi terceiro na Volta à França. O sonho de vencer a Volta a Itália foi concretizado em 2013, já com as cores da Astana, e numa altura em que tinha acabado de entrar para o clube dos casados.
“Nibali está fora de série e um ponto acima de toda a concorrência”, disse recentemente Rui Costa, numa declaração que demonstra bem a superioridade do italiano que reina na Volta à França"