quinta-feira, agosto 07, 2014

Modelo Continente lidera investimento publicitário

A Modelo Continente foi, no primeiro semestre de 2014 o maior anunciante em termos de investimentos publicitários, segundo os dados divulgados pela MediaMonitor, que consideram os valores aplicados a preços de tabela em Tv, rádio, imprensa, outdoor, cinema e Internet. De acordo com os dados da MediaMonitor, a Modelo Continente liderou no 1º semestre de 2014 a tabela dos maiores investidores em publicidade, responsável por um share of voice de 4.2% face ao total do mercado publicitário de Tv, rádio, imprensa, outdoor, cinema e Internet e de 11.9% relativamente ao total dos 20 maiores anunciantes do mês. A Unilever registou a segunda posição, responsável por 3.6% do investimento publicitário total e por 10.2% do colocado pelos 20 maiores anunciantes do 1º semestre. A Portugal Telecom alcançou a terceira posição, com um share of voice de 3.9% face ao total do mercado publicitário e de 8.0% face ao total dos 20 mais. Em conjunto, os 20 maiores anunciantes foram responsáveis por 3.57% do bolo publicitário semestral, em preços de tabela.
Entre os 20 maiores investidores publicitários, encontramos 7 do grande consumo, 5 empresas de telecomunicações, 4 da distribuição e 4 de outros sectores. Os maiores investidores privilegiaram, mais do que a média, a televisão - para onde canalizaram 83.9% dos seus budgets. À Internet dirigiram 7.8% dos montantes, ao outdoor 3.6%, à imprensa 2.8%, à rádio destinaram 1.6% e ao cinema 0.3%.
Entre Janeiro e Junho, a maior fatia do investido a preços de tabela foi dirigida à televisão, com 73.5%. A imprensa captou 9.7% dos montantes totais, a Internet 7.5%, cabendo 9.3% aos restantes meios analisados pela MediaMonitor. Esta análise foi realizada com recurso ao software MMW/Admonitor da MediaMonitor, para o período compreendido entre 1 de Janeiro e 30 de Junho de 2014 (Marktest.com, Agosto de 2014)